AIE: Reservas de petróleo vão estabilizar em 2018

  • Juliana Nogueira Santos
  • 12 Outubro 2017

Segundo as previsões da Agência Internacional de Energia, as reservas de petróleo vão diminuir gradualmente em 2017 até estabilizarem em 2018.

A Agência Internacional de Energia (AIE) garante que a estabilização o mercado petrolífero poderá chegar mais cedo do que se pensava. As previsões da agência para a produção mundial e para a procura apontam para que as reservas diminuam durante o resto do ano de 2017, para depois estabilizarem em 2018. Resta apenas que os fatores externos não se modifiquem.

“Uma análise detalhada do balanço global mostra que cada trimestre de 2017 vai registar uma queda, à exceção do primeiro em que se registou uma subida”, afirma a AIE em comunicado, referindo-se às reservas. “Para o conjunto do ano, as reservas vão cair 300 mil barris por dia”.

A isto junta-se um aumento da procura, bem como a certeza de que os país da OPEP e a Rússia vão continuar os seus esforços nas restrições à produção. A disciplina dos produtores será, portanto, um dos fatores indispensáveis ao cumprimento destas previsões. E ainda que estes cortem mais do que o previsto na produção, a AIE garante que a volatilidade da produção norte-americana é suficiente para impedir os preços de aumentarem demasiado.

“Muito tem sido cumprido para que o mercado estabilize “, continua a agência. “Vendo 2018 como um todo, a procura de crude e a produção dos países fora da OPEP vai crescer no mesmo volume e é esta perspetiva atual que pode atuar como teto para as aspirações de preços mais altos.” Os últimos dados da AIE mostram que, em agosto, as reservas diminuíram em 14,2 milhões de barris.

Nos mercados, os preços estão em queda. O barril do Brent, que serve de referência a Portugal, recua 0,72% para os 56,52 dólares, enquanto o West Texas Intermediate cai 0,99% para os 50,80 dólares.

A próxima reunião da OPEP será no dia 30 de novembro, com a AIE a considerar que as semanas antes “serão cruciais” para a tomada de decisão dos produtores de petróleo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AIE: Reservas de petróleo vão estabilizar em 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião