Espanha faz reembolso antecipado ao Mecanismo Europeu de Estabilidade

As autoridades espanholas pagaram antecipadamente mais dois mil milhões de euros do empréstimo cedido pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE). A transação foi aprovada esta quinta-feira.

Entre dezembro de 2012 e fevereiro de 2013, o Mecanismo Europeu de Estabilidade canalizou 41,3 mil milhões de euros para que o Governo espanhol implementasse uma recapitalização no setor bancário do país. Desde então, Espanha já fez cinco pagamentos antecipados. Esta quinta-feira, o MEE anunciou que autorizou o sexto reembolso antecipado no montante de dois mil milhões de euros.

O histórico dos pagamentos antecipados de Espanha ao MEE mostram as boas condições de acesso aos mercados e a sua confortável posição de liquidez“, lê-se no comunicado divulgado pela entidade liderada por Klaus Regling. O diretor do MEE considera que o caso espanhol é uma “história de sucesso” na superação da crise financeira.

Regling argumenta que foi este plano de recapitalização dos bancos espanhóis que permite à economia do país acelerar mais do que os seus pares europeus. Nos últimos trimestres, o PIB espanhol tem registado crescimentos homólogos iguais ou superiores a 3%.

Este ano Espanha deverá pagar ainda mais mil milhões de euros ao MEE. Ao todo, as autoridades espanholas têm de pagar mais 31,7 mil milhões de euros até ao final de 2027.

Portugal também tem um empréstimo deste organismo num total de 26 mil milhões de euros a uma taxa de juro de 1,9%. A maturidade média destes empréstimos é superior a 15 anos. As autoridades portuguesas têm optado por fazer reembolsos antecipados ao FMI cujo empréstimo tem uma taxa de juro superior (4,3%) e uma maturidade mais curta (quase quatro anos). Estes reembolsos têm também de ser aprovados pelo MEE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha faz reembolso antecipado ao Mecanismo Europeu de Estabilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião