Cortes nas reformas antecipadas aumentam pedidos de ajuda à Deco

  • ECO
  • 31 Outubro 2017

As reformas antecipadas não estão entre as causas mais comuns de sobre-endividamento mas o seu peso é agora mais expressivo.

Há cada vez mais famílias em dificuldades económicas devido a situações de burla, negócios que correram mal ou reformas antecipadas de valor reduzido na sequência de desemprego. De acordo com o Diário de Notícias, os motivos que levam as pessoas a recorrer ao Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS) da Deco estão a mudar.

As reformas antecipadas não estão entre as causas mais comuns de sobre-endividamento mas o seu peso é agora mais expressivo. E vai aumentar até ao final do ano, diz a coordenadora do GAS, Natália Nunes.

Entre janeiro e outubro, chegaram ao GAS 26.080 solicitações, que originaram a abertura de 2.001 processos. O desemprego continua a liderar as causas de sobre-endividamento. Mas agora, pela primeira vez, surgem os negócios e investimentos malsucedidos, com 3,7% dos processos abertos. Já os casos de fraude representam 1,6%.

Também o perfil profissional das pessoas que recorrem ao GAS está a mudar: quatro em cada dez pedidos de ajuda parte de trabalhadores do privado, mas o número de reformados aumentou. Além da questão das reformas antecipadas, há ainda o caso de muitos que aceitaram ser fiadores de empréstimos de familiares e outros que viram os filhos desempregados regressar a casa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cortes nas reformas antecipadas aumentam pedidos de ajuda à Deco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião