Novos computadores de bordo da Peugeot e da Citroën têm assinatura da Huawei
Os primeiros veículos resultantes da parceria deverão começar a circular na Europa e na China no próximo ano.
A Huawei lançou a proposta no início deste ano e o grupo PSA Peugeot Citroën respondeu em novembro. A construtora francesa alia-se à tecnológica chinesa para equipar os seus automóveis. A parceria resultará no desenvolvimento de uma connected vehicle modular platform, um sistema que permite aos veículos o envio e receção de informação de forma segura. A notícia é avançada pelo Les Echos (acesso condicionado/contéudo em francês).
A parceria entre as duas empresas permitirá um sistema de controlo do veículo à distância, avança Dominique Sahler, responsável pelo projeto na PSA. A partir de um smartphone poder-se-á abrir o porta-bagagens, ligar o aquecimento, atualizar o software do computador de bordo, reportar avarias remotamente ou mesmo ativar a travagem de emergência.
A mesma fonte refere que um quinto da mão-de-obra da empresa chinesa já se encontra a trabalhar para a PSA, e que os primeiros veículos com os computadores de bordo deverão estar prontos a partir do próximo ano.
Nomes como a Nokia, a IBM, Ericsson ou Microsoft estavam na corrida para a parceria com o fabricante automóvel francês. No entanto, explica Sahler, “a Huawei reunia todas as condições necessárias. E eles foram rápidos e eficientes”.
“A PSA é o nosso maior projeto na nossa área dedicada à Internet das Coisas”, diz Shi Weiliang, o novo diretor da filial francesa da Huawei. O mesmo afirma que mais de 6.000 engenheiros da área de investigação e desenvolvimento da marca chinesa estão a trabalhar neste campo considerado estratégico.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novos computadores de bordo da Peugeot e da Citroën têm assinatura da Huawei
{{ noCommentsLabel }}