CGTP pede salário mínimo nos 600 euros mas diz que este já podia ultrapassar 1.200 euros

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 20 Novembro 2017

Acompanhando a evolução da inflação e da produtividade, o salário mínimo já estaria nos 1.267 euros, diz a CGTP.

O programa do Governo aponta para um aumento do salário mínimo para 580 euros em 2018, mas a CGTP insiste numa subida mais expressiva, para 600 euros, que os patrões põem de parte.

De acordo com o secretário-geral da CGTP, a evolução do salário mínimo desde 1974 deveria colocar este referencial nos 1.267 euros em 2018, tendo em conta a inflação e a produtividade. Portanto, Arménio Carlos entende que é possível concretizar uma atualização para 600 euros, face aos atuais 557 euros.

“Não nos venham dizer que não é possível concretizar este objetivo”, disse o líder da Inter em declarações transmitidas pela RTP3, indicando que os setores com trabalhadores a receber salário mínimo têm registado crescimentos.

Arménio Carlos recorda que grande parte das empresas abrangidas pelo salário mínimo trabalham para o mercado interno e a atualização desta remuneração vai permitir aumentar o consumo, tendo ainda reflexos positivos para os números da Segurança Social.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGTP pede salário mínimo nos 600 euros mas diz que este já podia ultrapassar 1.200 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião