Data centers na Suíça marcam arranque das vendas da Altice

  • Rita Atalaia
  • 1 Dezembro 2017

A empresa liderada por Patrick Drahi arrancou o processo de reestruturação do grupo com a venda de data centers na Suíça. Vai encaixar mais de 200 milhões de dólares.

A empresa liderada por Patrick Drahi arrancou o processo de reestruturação do grupo com a venda de data centers na Suíça. A Altice está a vender estes ativos por mais de 200 milhões de dólares, numa operação que deve estar concluída no início do próximo ano. Esta é a tentativa de a empresa sinalizar aos investidores que quer abater a dívida de 50 mil milhões de euros.

As unidades de data centers e telecomunicações estão a ser vendidas por 218 milhões de dólares, avança a Bloomberg, citando um comunicado da Altice. Esta alienação, que está a ser feita com o apoio da InfraVia Capital Partners, tem como objetivo aliviar os receios dos investidores em torno da elevada dívida da empresa.

A Green.ch, uma das unidades vendidas, fornece ligações à internet a clientes particulares e empresariais, assim como serviços de multimédia e cloud. Já a Green
Datacenter, outra das unidades de que a Altice se está a libertar, oferece serviços para pequenas e médias empresas na Suíça. A Altice quer ainda alienar torres de telecomunicações.

A Altice está focada em abater os 50 mil milhões de euros de dívida que acumula. Neste sentido, a empresa franco-israelita decretou o fim das aquisições e admitiu vender alguns ativos na Europa, sobretudo aqueles que mais fujam ao core das operações. Numa conferência com analistas, o administrador financeiro do grupo, Dennis Okhuijsen, afirmou que a empresa vai “voltar ao básico e cortar na despesa”. Entre as hipóteses faladas esteve a venda de torres, por exemplo.

O cerco apertou-se para a Altice no início de novembro, levando a uma forte queda das ações em bolsa. Os resultados relativos ao terceiro trimestre — que Dennis Okhuijsen admitiu serem “muito maus” — levantaram dúvidas quanto à capacidade do grupo de pagar a dívida. O grupo emitiu um profit warning em que admite que os resultados do ano de 2017 deverão ficar no “limite mínimo” das suas previsões.

(Notícia atualizada às 10h26 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Data centers na Suíça marcam arranque das vendas da Altice

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião