Portugueses são dos europeus que voam mais em low-cost

  • Juliana Nogueira Santos
  • 5 Dezembro 2017

Os portugueses reservam as viagens oito dias depois da média europeia, mas, para poupar, confiam nas companhia aéreas low-cost.

Os turistas portugueses são os europeus que reservam viagens mais em cima da data de partida, preferindo os voos low-cost. A conclusão é da eDreams ODIGEO, um das maiores agências de viagens online, que anualmente redige o European Traveller Insights, um relatório que analisa os hábitos de viagem dos europeus.

Com os preços a serem um dos fatores que mais peso têm no momento de decidir o destino, a eDreams destaca o aumento dos voos low-cost, mesmo no caso de rotas mais longas, baixando a média de preços de 610 euros em 2016 para 569 euros em 2017. E quem são os que mais aproveitam os preços baixos? Os portugueses, com mais 19% dos passageiros a procurarem rotas low-cost, os italianos (16%) e os alemães (17%).

No que diz respeito ao momento de reserva, os portugueses são os que mais guardam para a última hora. Em média, um europeu reserva voos e hotel com 26 dias de antecedência, no caso de viagens realizadas em janeiro e fevereiro, e com 29 dias para viagens em março. Os portugueses fazem as reservas apenas 21 dias antes do dia da viagem.

Paris é a cidade favorita dos portugueses

Ainda que decidam em cima da hora, os destinos favoritos dos portugueses são Paris e Londres. E se os portugueses são visitantes assíduos das principais capitais europeias, Lisboa e Porto são cada vez mais um ponto de chegada dos europeus. Lisboa foi a 5.ª cidade mais procurada pelos europeus, registando um aumento de 17%. O Porto surge como a 9.ª escolha, com 12% mais procura que no ano passado.

Os Açores são também destacados neste relatório como “uma região que tem visto um grande aumento no turismo”, com as reservas para a Ilha Terceira a avançarem 155% face a 2016, e para Ponta Delgada a aumentarem 61%. “De acordo com o Governo regional, o aumento dos visitantes deve-se aos investimentos no turismo e a introdução de novos voos low-cost de e para os Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Espanha e Portugal”, pode ler-se no relatório.

E em 2018?

Ainda que não ocupem os primeiros lugares nas previsões da agência, há duas cidades que em 2018 poderão ver as reservas a duplicar. É o caso de Ponta Delgada, com a eDreams a prever um aumento de 81% dos passageiros no próximo ano, e o Funchal, que receberá mais 114% de reservas que recebeu este ano.

Os portugueses vão apostar mais nos destinos nacionais, com a procura para o Funchal a avançar 270% em 2017 e para Lisboa a subir 136%. Amesterdão irá receber mais 161% dos portugueses que recebeu este ano, enquanto Nova Iorque receberá mais 146% reservas de portugueses,

Em relação ao tipo de viagens, o casamento entre rotas longas em companhias low-cost ficará ainda mais popular, com a eDreams a apontar os grandes investimentos das companhias aéreas neste tipo de viagens. Ir para São Francisco, Miami ou Los Angeles poderá ficar entre 12% a 19% mais barato.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses são dos europeus que voam mais em low-cost

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião