O contributo do turismo para a economia em 5 números
O setor responde por 7% da economia e os turistas internacionais, cada vez em maior número, estão também a gastar cada vez mais em Portugal.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) voltou, esta semana, a publicar a Conta Satélite do Turismo, que estava suspensa desde 2010, para que seja possível apurar de forma mais rigorosa o contributo do turismo para a economia. Nas conclusões divulgadas na quinta-feira, o INE mostra que o setor responde por 7% da economia e que os turistas internacionais, cada vez em maior número, estão também a gastar cada vez mais em Portugal.
O Valor Acrescentado Bruto gerado pelo turismo em 2016 fixou-se em 11.489 milhões de euros, um aumento de cerca de 10% face ao que tinha sido registado em 2015 e o equivalente a 7,1% do valor acrescentado bruto gerado pelo conjunto da economia nacional.
Significa isto que Portugal é o segundo país da Europa onde o turismo tem maior peso sobre a economia. Só em Espanha este setor assume maior relevância. Em 2015 (o INE não apresenta ainda a comparação internacional com dados de 2016), o turismo respondia por 7% da economia espanhola, enquanto em Portugal o peso era de 6,7%.
Já o consumo dos turistas ascendeu a 23.180 milhões de euros em 2016, um aumento homólogo de 5,8% e o equivalente a 12,5% do PIB. Aqui, Portugal só é ultrapassado por Malta, onde o consumo de turistas responde por 17,4% do PIB.
Também no que toca ao emprego o turismo assume maior expressão em Portugal do que no resto da Europa: o turismo empregava 9,2% do total da população empregada em 2015, um número só ultrapassado por Espanha, onde o turismo respondia, nesse ano, por 11,6% do emprego total do país.
Entre os que ficaram a dormir no país e aqueles que passaram por cá sem pernoitar, Portugal recebeu 28,3 milhões de turistas internacionais no ano passado. Vieram, sobretudo, por via aérea, e de três mercados principais: Espanha, Reino Unido e França. Além disso, quase um quarto destas visitas foi feita por turistas com ascendência portuguesa.
O gasto médio diário per capita dos turistas não residentes em Portugal foi de 95,7 euros. Feitas as contas, o INE estima que os turistas não residentes tenham gastado, no ano passado, um total de 15,3 mil milhões de euros em despesas associadas à viagem.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
O contributo do turismo para a economia em 5 números
{{ noCommentsLabel }}