Conduta no Mar do Norte fecha temporariamente. Petróleo dispara
A Forties Pipeline System, uma das mais importantes condutas de petróleo do mundo, vai ser encerrada para reparar uma fenda. Os preços da matéria-prima dispararam de imediato.
O petróleo negociado em Londres está em máximos de mais de dois anos, depois de ter sido anunciada a paragem de um dos principais oleodutos no Mar do Norte. O oleoduto só ficará interrompido até que seja feita uma reparação, mas o possível impacto na oferta, ainda que temporário, fez subir os preços de imediato.
O barril de Brent, que serve de referência para o mercado português, está, por esta altura, a valorizar 1.67%, para os 64,46 dólares por barril, tendo já chegado a tocar nos 64,71 dólares. Este é o valor mais elevado desde junho de 2015.
A valorização acontece depois ter sido anunciado que a Forties Pipeline System, uma das mais importantes condutas de petróleo do mundo, vai ser encerrada para reparar uma fenda. “Apesar de a pressão ter sido reduzida, a fenda aumentou, pelo que a equipa de gestão de incidentes decidiu que encerrar a conduta é a forma mais segura de proceder”, detalhou, em comunicado citado pela Bloomberg, a Ineos, empresa que opera este oleoduto.
Mais de 400 mil barris passam, diariamente, por esta conduta, que contribui para fixar os preços do petróleo em grande parte do mercado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Conduta no Mar do Norte fecha temporariamente. Petróleo dispara
{{ noCommentsLabel }}