Há acordo: Disney compra Fox por 52,4 mil milhões de dólares

  • ECO
  • 14 Dezembro 2017

Rupert Murdoch decidiu vender a empresa por 52,4 mil milhões de dólares (pouco mais de 44,5 mil milhões de euros) à gigante do entretenimento infantil.

O acordo de compra da maioria da 21st Century Fox pela Disney já está fechado. Rupert Murdoch decidiu vender a empresa por 52,4 mil milhões de dólares (pouco mais de 44,5 mil milhões de euros) à gigante do entretenimento infantil.

A operação inclui uma participação acionista de 39% na televisão britânica Sky, os estúdios cinematográfico e televisivo da 21st Century Fox, e as acções detidas pela Fox no serviço de streaming Hulu, segundo adiantou a Disney, em comunicado. Com esta transação, alguns dos produtos de entretenimento mais populares da Fox — como o Avatar, a série Os Simpsons, o X-Men e a série Uma Família Muito Moderna — passam a fazer parte do portefólio da companhia que criou Frozen – O reino do gelo (2013). Sob controlo da Disney ficam, também, o FX e o National Geographic.

Murdoch ficará, por outro lado, com 4,25% da empresa criada por Walt Disney, acrescenta o The Guardian. Já os acionistas da 21st Century Fox receberão pouco menos de um terço de ação da Disney por cada título que detêm na empresa do australiano.

Diretor executivo da Disney e Rupert Murdoch revelam-se otimistas.21st Century Fox

“Acredito firmemente que esta combinação com a Disney desbloqueará ainda mais valor para os acionistas, uma vez que a Disney continua a ditar o que é entusiasmante e dinâmico na indústria”, considerou Murdoch. O líder executivo da Disney também já reagiu à venda que fará desta marca entretenimento a mais poderosa do mundo: “Estamos honrados e gratos com o facto de Rupert Murdoch nos ter confiado o futuro do negócio ao qual dedicou a sua vida”. De acordo com Bob Iger, a operação em causa reflete a vontade crescente do consumidor de ter acesso a experiências de entretenimento mais ricas, diversas e atrativas. A Disney prevê que este negócio signifique uma poupança de dois mil milhões de dólares (quase 1,7 mil milhões de euros).

Os canais Fox News, Fox Business e Fox Sports (os únicos que se mantém sob controlo de Murdoch) formarão uma nova empresa chamada New Fox. O acordo de venda anunciado esta quinta-feira marca o fim de uma estratégia de expansão de mais de cinquenta anos da companhia do empresário australiano de 86 anos. A decisão de Rupert Murdoch surpreendeu muitos, já que esperavam que acabasse por colocar nas mãos dos seus filhos os ativos acumulados, ao longo da sua carreira.

Resta ainda saber como receberão os reguladores norte-americano e britânico a notícia desta transação. Neste momento, a Autoridade da Competição e dos Mercados do Reino Unido está a investigar a intenção da Fox de comprar 61% da Sky. Espera-se que essa operação esteja concluída em junho do próximo ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há acordo: Disney compra Fox por 52,4 mil milhões de dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião