Grupo IAG compra a companhia aérea Niki por 20 milhões

  • Lusa
  • 30 Dezembro 2017

O grupo, que detém participações na Vueling, na Iberia e na British Airways, espera que os funcionários da Niki, declarada insolvente, possam na sua maioria ser aprovidos por uma nova subsidiária.

O International Airlines Group (IAG) comprou os ativos da companhia aérea Niki, declarada insolvente, por 20 milhões de euros.

Citado pela agência EFE, o IAG, detentor maioritário de participações nas espanholas Vueling e Iberia e na britânica British Airways, explicou que “a transação será realizada, através da criação de uma subsidiária da Vueling […], que operará, inicialmente, de forma independente”. O grupo prevê que a nova companhia absorva cerca de 740 dos mil funcionários da Niki.

O presidente do conselho da companhia austríaca, Stefan Tankovits, considerou hoje que a venda ao grupo hispano britânico “foi a melhor solução”, tanto pelo preço de compra, como pelo número de lugares que o IAG se propõe a assegurar.

A companhia austríaca foi vendida ao grupo Alemão Air Berlim em 2011. Após a insolvência da companhia alemã, a Lufthansa quis integrar a Niki, mas a Comissão Europeia acabou por não dar luz verde à transação.

A 13 de dezembro, a Niki solicitou um processo de insolvência, tendo o governo alemão optado por vender a companhia. Para além do IAG, a Ryanair e a Niki Lauda apresentaram propostas de compra.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo IAG compra a companhia aérea Niki por 20 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião