Lagarde: Crescimento mundial será “mais forte” em 2018

  • Lusa
  • 31 Dezembro 2017

"A recuperação será mais forte e melhor repartida”, considerou a diretora-geral do FMI, salientando que a ideia é que o crescimento afete as economias emergentes tal como as mais desenvolvidas.

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, assegurou hoje, em declarações ao ‘Le Journal du Dimanche’, que a recuperação da economia mundial será “mais forte e melhor repartida” em 2018.

“Em 2017, pela primeira vez em muito tempo, revimos as previsões de crescimento mundial. A recuperação será mais forte e melhor repartida”, considerou Lagarde, salientando que este comportamento positivo não envolve apenas os países emergentes.

O FMI definiu que a taxa de crescimento mundial para 2018 será de 3,6%, o que para Lagarde significa um regresso “aos níveis médios das últimas décadas”, interrompidos pela crise financeira de 2007 e 2008.

A diretora da instituição considerou ainda que a zona euro está “fortemente consolidada” e que a moeda “está bem”, sublinhando que a união monetária é “uma criação magistral, que constitui uma alternativa à China e aos Estados Unidos”.

No que concerne aos Estados Unidos, Lagarde apontou que o potencial de crescimento atingiu os 2%, valor que só pode ser superado com um aumento da produtividade, algo “difícil” num ambiente marcado pelas novas tecnologias. Ao mesmo tempo, a representante do FMI referiu que África “tanto pode ser o continente do futuro, como um continente dramático”, o que dependerá do controlo da demografia e das políticas de desenvolvimento.

“O desenvolvimento económico face ao crescimento populacional é uma corrida contra o tempo, que será perdida se a demografia não for controlada, o que passa, em primeiro lugar, pela educação das mulheres e pela consciência geral desses países”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lagarde: Crescimento mundial será “mais forte” em 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião