Jerónimo Martins contraria queda do BCP. Lisboa sobe

Jerónimo Martins e Galp são as cotadas que permitem ao índice nacional seguir a negociar no verde. Já o BCP empurra o índice no sentido oposto, depois de se destacar pela valorização dos últimos dias.

O PSI-20 reforçou esta quarta-feira a trajetória positiva das últimas semanas. Depois de um arranque negativo, segue a valorizar, ainda que timidamente. Os ganhos modestos resultam do equilíbrio de forças entre dois dos gigantes da bolsa: a Galp puxa o índice acima da linha de água apesar das quebras do BCP.

A praça lisboeta abriu abaixo da linha de água, com uma quebra de 0,05% para os 5.651,65 pontos, mas rapidamente inverteu a tendência para subir 0,06%. Os analistas do BPI previam “variações modestas”, num dia em que os índices europeus não apresentam uma “tendência definida”.

Jerónimo Martins e Galp são as cotadas que permitem que o índice nacional siga a negociar no verde. A empresa de Soares dos Santos regista uma subida de 0,92% para os 16,95 euros. A Galp vê um aumento de 0,44% para atingir os 15,91 euros por título.

O BCP é o “peso pesado” que mais pesa negativamente no índice. Cai 0,40% para os 30,15 cêntimos por ação, depois da recente valorização que distinguiu o banco de Nuno Amado como a cotada de melhor desempenho em 2018. Desde o início do ano, já valorizou mais de 10%.

A Mota-Engil é a cotada que apresenta a maior descida, desvalorizando acima de 1% para os 3,94 euros por ação. Em dias de glória para o petróleo, a EDP Renováveis é a energética com pior performance, caindo 0,72% para os 6,92 euros. O barril de Brent está a cotar acima dos 69 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo Martins contraria queda do BCP. Lisboa sobe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião