Abono de família ainda não é pago com aumento em janeiro mas haverá retroativos

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 12 Janeiro 2018

Prestação só será atualizada depois de publicada a portaria que define os aumentos. Mas o pagamento será feito com retroativos. Abono será reforçado em casos específicos.

O abono de família que será pago na próxima semana ainda não vai refletir a subida prometida para 2018. A atualização da prestação será feita, com retroativos, depois de publicada a portaria que estabelece os aumentos.

“O abono ainda não será pago com a atualização. Após publicação da Portaria, será pago com retroativos”, avançou fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social em resposta ao ECO.

A Segurança Social vai então aguardar pela portaria que define os aumentos, ao contrário do que aconteceu com as pensões, que, de acordo com fonte oficial, já foram pagas esta semana com a atualização prevista mesmo sem publicação em Diário da República.

Já em 2017 o abono atualizado começou a ser pago em março, com retroativos a janeiro. E só em abril, também com retroativos, foi reforçado o apoio no caso de crianças entre 12 e 36 meses, ao mesmo tempo que foi reposto o quarto escalão de rendimentos (que abrange apenas crianças até três anos).

Para 2018 está prometida a atualização do abono em função da inflação e um novo reforço da prestação para crianças entre 12 e 36 meses nos três primeiros escalões. A prestação tem vindo a aumentar mais significativamente nesta faixa etária — o objetivo do Governo é que, no decurso de 2019, as crianças entre um e três anos recebam tanto como as crianças até 12 meses. Portanto este grupo específico terá novo aumento no segundo semestre deste ano (tal como aconteceu em 2017). O abono referente ao quarto escalão de rendimentos também terá um aumento mais visível e voltará a subir na segunda metade do ano: neste grupo, a prestação não varia consoante a idade mas está limitada a crianças até três anos.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, estes são os valores expectáveis, que ainda podem ser majorados em casos concretos:

Há famílias que podem receber mais do que os valores indicados no quadro, já que o abono pode ser majorado no caso de agregados com dois ou mais filhos ou de famílias monoparentais.

De acordo com o calendário da Segurança Social, o pagamento das prestações familiares por transferência bancária ocorre a 16 de janeiro e a partir dessa data no caso de vale de correio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abono de família ainda não é pago com aumento em janeiro mas haverá retroativos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião