Abono de família aumenta em julho para 126 mil crianças

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 3 Julho 2017

A subida chega a crianças entre 12 e 36 meses nos primeiros três escalões. No quarto escalão, agora recuperado, o aumento é para todos os bebés até 36 meses.

O abono de família vai aumentar já este mês para as famílias integradas nos primeiros três escalões que tenham crianças entre 12 e 36 meses. No quarto escalão, recuperado este ano, o aumento é para todos os bebés até 36 meses. No conjunto, 126 mil crianças saem a ganhar.

O abono de família foi atualizado em janeiro e o Governo já tinha reforçado a prestação no caso de crianças entre um e três anos. Ao mesmo tempo, repôs o quarto escalão de rendimentos, embora neste caso só estejam abrangidos beneficiários até aos 36 meses. Em julho, há nova subida.

De acordo com o despacho publicado em Diário da República em fevereiro, as famílias integradas no primeiro escalão com crianças entre 12 e 36 meses sentem um aumento de 18,31 euros. No segundo escalão, a subida é de 15,1 euros e no terceiro de 11,29 euros. No quarto escalão, também há um aumento, mas para todos, de 9,45 euros. Este último escalão é menos abrangente, uma vez que está desenhado apenas para crianças até aos 36 meses — neste caso em concreto, o aumento vai abarcar todos os beneficiários, mesmo aqueles que têm menos de um ano de idade.

Em baixo, pode ver os aumentos em causa. De acordo com o calendário da Segurança Social, a prestação de julho é paga no dia 14, em caso de transferência bancária, ou a partir desse dia, se for por vale correio.

Em abril, a Segurança Social começou a pagar, com retroativos a janeiro, abono de família a 31.700 crianças do quarto escalão. Ao mesmo tempo, cerca de 94,6 mil crianças entre os 12 e os 36 meses integradas nos restantes escalões começaram a receber um montante mais elevado, fruto do reforço da prestação nesta faixa etária.

Os dados, revelados pela secretária de Estado da Segurança Social no Parlamento, dizem respeito ao mesmo universo agora abrangido pelo aumento de julho: mais de 126 mil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abono de família aumenta em julho para 126 mil crianças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião