Abono de família: novos valores são pagos a partir de março. Veja o que muda

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 9 Fevereiro 2017

Segurança Social só começa a pagar os valores atualizados em março, com retroativos. Mas o pagamento referente ao quarto escalão e ao aumento para crianças entre 12 e 36 meses só é feito em abril.

A portaria que atualiza os valores do abono de família já está publicada em Diário da República mas os novos montantes só começarão a ser pagos em março ou em abril, com retroativos.

Ao ECO, fonte oficial do Ministério do Trabalho e Segurança Social explica que “os beneficiários do abono de família receberão no mês de março os valores atualizados, com exceção do aumento significativo introduzido no novo escalão etário dos 12 aos 36 meses e a reposição do 4.º escalão, que obriga a um desenvolvimento mais complexo dos sistemas informáticos, só permitindo que esse pagamento seja feito em abril“. “Em qualquer dos casos, os pagamentos retroagirão sempre ao início do ano”, acrescenta.

Este ano, o Governo repôs o quarto escalão do abono de família, para crianças até três anos de idade. Quer isto dizer que a prestação poderá chegar a famílias que até agora estavam excluídas por ultrapassarem o nível de rendimentos admitido.

Janeiro marca um primeiro aumento do abono de família, mas no caso de crianças entre os 12 e os 36 meses está prevista outra subida no segundo semestre. Veja aqui os novos valores:

Montantes do abono de família (em euros), por criança

Tal como agora, as crianças entre 12 e 36 meses têm direito a receber um valor superior se estiverem integradas em famílias mais numerosas. A tabela abaixo mostra os novos montantes da majoração a aplicar neste casos:

Famílias com dois ou mais filhos

Todos estes valores também têm efeitos na prestação a pagar a famílias monoparentais, já que recebem mais 35%.

A portaria hoje publicada também atualiza os valores do abono de família pré-natal: 146,42 euros para o primeiro escalão de rendimentos, 120,86 para o segundo e 95,08 para o terceiro.

Outras prestações atualizadas:

  • Subsídio de funeral: 214,93 euros
  • Bonificação por deficiência: 61,57 euros (até aos 14 anos); 89,67 euros (dos 14 aos 18 anos) e 120,04 euros (dos 18 aos 24 anos)
  • Subsídio mensal vitalício: 177,64 euros
  • Subsídio por assistência de terceira pessoa: 101,68 euros

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abono de família: novos valores são pagos a partir de março. Veja o que muda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião