Pensões são pagas hoje: sabe com o que conta?

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 10 Janeiro 2017

Verifique o valor da sua pensão. Mudou? O ECO explica porquê.

Se é pensionista da Segurança Social e recebe por transferência bancária, a sua reforma chega hoje. Tal como habitual, estas pensões são pagas no dia 10. Neste prazo, nada muda. Mas há outra alteração que o pode surpreender.

Desde logo, conte com uma pensão inferior face a dezembro — é para isso que apontam as simulações do Ministério do Trabalho (que ainda não têm em conta a extinção gradual da sobretaxa nem o aumento extraordinário de agosto). Mas o valor será compensado mais tarde e muitos sairão a ganhar.

Isto acontece porque, em 2016, todo o subsídio foi pago em duodécimos. Este ano, metade do subsídio de natal é distribuído ao longo de 12 meses, sendo a restante metade paga em dezembro (ou novembro, no caso da Caixa Geral de Aposentações). E em 2018, é de esperar que o subsídio de Natal volte a ser pago por inteiro no final do ano, retomando assim o regime antigo.

 

E como o subsídio de Natal deve corresponder ao salário pago no final do ano — e entretanto há pensionistas que vão ser aumentados em agosto — será necessário fazer acertos mais para a frente, afirmou já a secretária de Estado da Segurança Social.

Para já, o duodécimo a pagar é o que corresponde à pensão atual — que na maioria dos casos já aumenta em janeiro por via da atualização de 0,5%. Mas em agosto, os pensionistas que acumulam reformas até um valor global de cerca de 632 euros vão ter direito a um novo aumento. Isto quer dizer que o subsídio de natal terá um valor mais elevado do que a pensão recebida agora. Mas como a Segurança Social ainda não sabe ao certo quem são estas pessoas, ainda não é possível pagar o duodécimo correspondente ao valor do final do ano. Para já, e nos próximos meses, a fração do subsídio corresponderá ao valor da pensão atual. Mas haverá acertos quando a outra metade do subsídio for paga.

Ainda que muitos recebam hoje a sua pensão de janeiro, o prazo não se estende a todos os pensionistas. As reformas da Segurança Social que são pagas através de vale postal chegam entre os dias 3 e 12 de janeiro, um novo prazo que será mantido no futuro. E os pensionistas da Caixa Geral de Aposentações recebem a pensão no dia 19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pensões são pagas hoje: sabe com o que conta?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião