Próxima crise financeira? Pode ser provocada pelas alterações climáticas

Alterações climáticas podem levar a um ajustamento repentino dos preços dos ativos, alerta o antigo diretor executivo da autoridade reguladora do Banco de Inglaterra.

As alterações climáticas podem provocar a próxima crise financeira mundial. O alerta não é dado por ambientalistas, mas por Paul Fisher, antigo diretor executivo da autoridade reguladora do Banco de Inglaterra.

“É um potencial risco sistémico”, disse o antigo responsável do Banco de Inglaterra, em entrevista citada pela Bloomberg. Porquê? Porque as alterações climáticas podem levar a um “ajustamento repentino dos preços dos ativos”.

Exemplo da volatilidade dos preços, apontou Paul Fisher, é a nova queda da libra, no início deste mês, depois de o governo britânico ter definido um calendário para deixar a União Europeia. A libra chegou a afundar para 1,10 euros no início de outubro, depois de, no final de setembro, ter estado acima dos 1,16 euros. “É precisamente esse tipo de situações que as alterações climáticas podem despoletar”, avisa o economista.

Outro fator que se apresenta como um risco para uma nova crise financeira vem da política. Isto porque os governos vão apertar o cerco às grandes empresas e reforçar a regulação, precisamente para mitigar os impactos destas alterações climáticas.

Neste contexto, Fisher lança o aviso às empresas: “Não têm de acreditar nas alterações climáticas, nem têm de acreditar que foram provocadas pela humanidade. Só têm de acreditar que os governos vão avançar com medidas que vão afetar os vossos negócios e que, portanto, há risco material”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Próxima crise financeira? Pode ser provocada pelas alterações climáticas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião