Paralisação do Governo assusta Wall Street. Bolsas em queda
As principais bolsas norte-americanas arrancaram a semana no vermelho. Isto numa altura em que os investidores temem o impacto da paralisação do Governo nos mercados.
Wall Street arrancou a semana no vermelho. As principais bolsas norte-americanas estão a ressentir os receios dos investidores em torno da paralisação do Governo. A Administração Trump está em shutdown desde as 24 horas de sexta-feira passada, quando os Republicanos falharam a aprovação de uma proposta de orçamento que permitiria alargar o financiamento dos serviços dos Estados Unidos da América (EUA) provisoriamente, até 16 de fevereiro.
Neste contexto, o tecnológico Nasdaq recuava ligeiramente para 7.335,40 pontos, enquanto o industrial Dow Jones cedia 0,22% para 26.014,20 pontos. Apenas o S&P 500 escapava a esta tendência negativa, com o índice em alta de 0,44% para 2.810,30 pontos.
Segundo a Reuters, Democratas e Republicanos não se entenderam na discussão de matérias relacionadas com a imigração e a segurança das fronteiras do país e dos 60 votos necessários para aprovar o orçamento, os Republicanos só conseguiram 50. A agência explica que muitos Democratas recusaram a proposta porque o Presidente Donald Trump rejeitou incluir mecanismos de proteção dirigidos aos jovens imigrantes — conhecidos como os Dreamers (sonhadores).
O chumbo deste orçamento provisório quer dizer que, tecnicamente, a Administração Trump ficou sem verbas para funcionar a partir da meia-noite. Há assim mais de 800 mil funcionários públicos norte-americanos que poderão não ir trabalhar na próxima segunda-feira, sendo forçados a uma licença sem vencimento enquanto os congressistas não conseguirem fechar um acordo.
Apesar de os receios dos investidores em torno desta paralisação estarem a pressionar o desempenho dos mercados, a época de resultados ainda poderá animar as bolsas norte-americanas esta segunda-feira. Durante a sessão, vão ficar a conhecer-se os números da Halliburton, Netflix, TD Ameritrade e Brown & Brown.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Paralisação do Governo assusta Wall Street. Bolsas em queda
{{ noCommentsLabel }}