Subsídio extra chega a 13 mil desempregados de longa duração

  • ECO
  • 24 Janeiro 2018

Notificações serão enviadas ainda esta semana. Apoio extra corresponde a 80% do subsídio social de desemprego.

Mais de 13 mil desempregados de longa duração vão começar esta semana a ser notificados para beneficiarem do apoio extra, equivalente a 80% do subsídio social de desemprego.

Segundo avança o Diário de Notícias, esta terça-feira, os potenciais beneficiários desta medida serão notificados a partir desta semana e têm 90 dias para apresentar o pedido. A carta que chegará a casa dos potenciais interessados informa sobre os passos necessários para recorrer à medida e o requerimento que deve ser entregue a solicitar o pedido.

A não entrega, dentro do prazo indicado, implica a perda do direito a esta prestação que equivale a 80% do subsídio social de desemprego (cujo valor ronda os 343 euros para quem vive sozinho e 428,9 euros para quem vive com familiares).

Criado pelo Orçamento do Estado para 2016, o apoio extraordinário foi depois prorrogado em 2017 e 2018. O objetivo é conceder uma ajuda financeira a quem está desempregado há mais de um ano e que esgotou o subsídio social de desemprego há pelo menos 180 dias. Para se aceder à medida é ainda necessário que a situação de desemprego tenha sido involuntária.

O prazo de 180 dias é uma das alterações introduzidas pelo Orçamento do Estado para 2018, uma vez que até esta data o prazo era de 360 dias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Subsídio extra chega a 13 mil desempregados de longa duração

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião