Desemprego cai para 8,4% em outubro, mínimo desde fevereiro de 2005

  • Margarida Peixoto
  • 8 Janeiro 2018

A taxa de desemprego surpreendeu e voltou a registar uma nova queda, para 8,4%. É preciso recuar a fevereiro de 2005 para encontrar um valor igual.

A taxa de desemprego voltou a descer em outubro de 2017, para 8,4%, o valor mais baixo desde fevereiro de 2005. Esta foi uma revisão em baixa face à primeira projeção, que apontava para uma estabilização. Os dados foram avançados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística. Para novembro, o INE projeta nova queda, para 8,2%.

Desemprego regressa a níveis de 2005

Fonte: INE

O INE estima que a população desempregada seja agora de 435 mil pessoas, menos 4,6 mil do que o registado um mês antes. Já a população empregada deverá ser de 4.730,7 mil pessoas, mais 12,1 mil trabalhadores do que o verificado em setembro.

E a projeção para novembro aponta para uma melhoria nos dois sentidos: a população desempregada deverá ter voltado a encolher (para 424,2 mil pessoas), ao mesmo tempo que o número de pessoas com emprego deverá ter registado nova subida (para 4.745,1 mil).

Aliás, o INE nota que a projeção para novembro aponta para uma subida da população empregada em todos os grupos em análise: mulheres e homens, adultos e jovens. Da mesma forma, a taxa de emprego, isto é, o peso da população empregada no total da população ativa, melhorou 0,2 pontos percentuais, antecipando-se que tenha ficado em 61% em novembro.

Olhando para a população desempregada, as boas notícias também se antecipam para quase para todos os grupos em análise. O INE espera que o número de pessoas à procura de emprego tenha diminuído entre as mulheres, os adultos e os jovens. Só entre os homens o número de desempregados deverá ter ficado praticamente inalterado, antecipa o INE.

Se a taxa de desemprego projetada para novembro (8,2%) se confirmar, este será o valor mais baixo desde novembro de 2004, quando a taxa de desemprego foi de 8,1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego cai para 8,4% em outubro, mínimo desde fevereiro de 2005

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião