Cresap dá parecer sobre nova direção do INE até 15 de janeiro

  • Margarida Peixoto
  • 4 Janeiro 2018

O perfil de Francisco Lima, escolhido pelo Governo para dirigir o Instituto Nacional de Estatística, será avaliado pela Comissão nos próximos dias.

A Cresap tem até 15 de janeiro para avaliar a escolha do Governo para nova direção do Instituto Nacional de Estatística (INE). O parecer da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap) não é vinculativo.

O Governo fez chegar o pedido de parecer à Cresap sobre a escolha para a nova direção do INE a 29 de dezembro. O mandato da equipa de Alda Carvalho, que conduziu a instituição nos últimos 12 anos até sair para a reforma, terminou a 31 de dezembro. De acordo com a lei, a Comissão tem dez dias úteis para se pronunciar — prazo que termina portanto a 15 de janeiro.

Nos pareceres, a Cresap indica se considera o perfil dos escolhidos pelo Governo como adequado ou inadequado e fundamenta a sua avaliação.

Em causa estão sobretudo os perfis de Francisco Lima, escolhido pelo Executivo socialista para presidente do INE, e de Maria João Zilhão, selecionada para vogal, já que estes são os nomes novos. O terceiro elemento da direção será Carlos Coimbra, que já era vogal.

Francisco Lima já foi consultor do INE entre 2005 e 2013 para a área do mercado de trabalho. Atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico (IST) e investigador do Centro de Estudos de Gestão do IST. Maria João Zilhão é a atual diretora do departamento de Planeamento e Gestão de Qualidade do INE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cresap dá parecer sobre nova direção do INE até 15 de janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião