Foram criadas 160 empresas por dia em 2017. Turismo lidera

  • Lusa
  • 4 Janeiro 2018

De acordo com o barómetro da Informa D&B sobre 2017, “durante os 12 meses do ano nasceram 40.326 novas empresas". Grande parte destas companhias operam na área do turismo.

Cerca de 160 empresas e outras entidades foram criadas por dia em 2017, num total de 40.326, a maioria das quais na área do turismo, operando nos setores dos serviços, alojamento e restauração e imobiliário, foi hoje divulgado.

De acordo com o barómetro da Informa D&B sobre 2017, “durante os 12 meses do ano nasceram 40.326 novas empresas e outras organizações, mais três mil entidades do que em 2016, o que representa um crescimento de 8,2%”.

Grande parte destas companhias operam na área do turismo, essencialmente nos serviços, sendo este setor que “agrega mais empresas no tecido empresarial, continuando a crescer em 2017, quer em número de empresas (+4,7%), quer em constituição de novas empresas (+8,9%)”, acrescenta a empresa de tratamento de dados em comunicado.

"Durante os 12 meses do ano nasceram 40.326 novas empresas e outras organizações, mais três mil entidades do que em 2016, o que representa um crescimento de 8,2%.”

Barómetro da Informa D&B sobre 2017

Segue-se o setor do alojamento e restauração, que em 2017 ultrapassou o do retalho (que ocupava o segundo lugar no ano anterior) ao registar uma subida de 11,3% no número de novas empresas. Só o alojamento destinado a turismo representou mais de 75% no crescimento de novas empresas. Por seu lado, o número de novas empresas no setor das atividades imobiliárias cresceu 26%, registando aumentos anuais superiores a 20% pelo quarto ano consecutivo, aponta a Informa D&B.

Fora do âmbito do turismo, o setor da construção registou 16,9% novas empresas no ano passado, valor que ainda não foi suficiente para atingir o número de companhias registadas em 2008, mas que demonstra uma “consolidação dos sinais de recuperação após a forte contração que sofreu até 2012”, de acordo com o barómetro.

Pela negativa, o setor das indústrias transformadoras teve um decréscimo no número de empresas – tanto nas novas como nas já constituídas –, após ter tido os valores mais altos entre 2013 e 2015. Ainda assim, “as indústrias transformadoras são o setor com mais peso em volume de negócios, exportações e emprego no tecido empresarial nacional”, segundo os dados hoje conhecidos.

Em termos geográficos, a Informa D&B nota que “a subida do número de novas empresas ligadas ao turismo colocou novamente a Área Metropolitana de Lisboa na liderança do empreendedorismo, com quase 40% dos nascimentos de empresas a ocorrerem nesta região”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Foram criadas 160 empresas por dia em 2017. Turismo lidera

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião