Governo escolhe Francisco Lima para presidente do INE

  • Margarida Peixoto
  • 3 Janeiro 2018

Alda Carvalho, presidente do INE durante 12 anos, terminou o mandato a 31 de dezembro de 2017 e reformou-se este mês. Próximo conselho diretivo já está escolhido.

O Governo escolheu Francisco Miguel Garcia Gonçalves de Lima para presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE). Os três nomes que deverão formar o próximo conselho diretivo já foram enviados para a CRESAP, que deverá agora emitir um parecer. A informação foi avançada pela Presidência do Conselho de Ministros, ao ECO.

“O atual Conselho Diretivo do INE cessou a sua comissão de serviço a 31 de dezembro de 2017”, confirma fonte oficial da Presidência, um dia depois de o ECO ter noticiado a saída de Alda Carvalho da presidência do INE. “Assim sendo, o Governo enviou já, para parecer da CRESAP, a composição do Conselho Diretivo do INE para o próximo quinquénio: Prof. Francisco Miguel Garcia Gonçalves de Lima (Presidente), Dr. Carlos Manuel Matias Coimbra (vogal) e Dra. Maria João Gaspar Tavares Zilhão (vogal)”, adianta a mesma fonte.

Francisco Lima é professor associado do Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico (IST) e investigador do Centro de Estudos de Gestão do IST. Tem investigação nas áreas de Mercado de Trabalho, Empreendedorismo, Inovação e Avaliação de Políticas.

Foi consultor do INE entre 2005 e 2013 para a área do mercado de trabalho, em 2013 tornou-se membro do Conselho Geral da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional e desde 2015 é membro da Comissão Científica do Centro de Relações Laborais nas áreas do emprego e formação profissional.

Carlos Coimbra é o único elemento da equipa de Alda Carvalho que se mantém como vogal. Sai Maria Helena de Sousa Cordeiro, que também estava na direção do INE desde 2005, e entra Maria João Zilhão, atual diretora do departamento de Planeamento e Gestão de Qualidade do INE.

“O novo Conselho Diretivo iniciará funções quando tal for obtido e quando estiverem concluídas as demais formalidades legais necessárias”, esclarece.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo escolhe Francisco Lima para presidente do INE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião