CP compra menos comboios
Presidente da CP informou sindicatos da redução na lista de compras de 35 para 28 comboios. Suburbanos de Cascais ficam de fora.
Afinal a CP já não vai comprar os 35 comboios propostos pela anterior administração. Carlos Gomes Nogueira, o novo presidente da CP, já fez saber aos sindicatos que a lista de compras encolheu. O novo caderno de encargos prevê apenas a compra de 28 comboios, seis para o longo curso e 22 para o serviço regional, escreve esta sexta-feira, o Público (acesso condicionado).
Em causa estarão razões orçamentais, pelo que não é de excluir que este número de 28 comboios venha a ser reduzido.
Contactados pelo Público, nem a CP, nem o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas quiseram comentar a informação.
De fora do concurso público, que está a ser preparado pela CP e pela tutela, ficam os comboios suburbanos para Cascais. De resto, Cascais já tinha ficado à margem, do ponto de vista da infraestrutura, do Ferrovia 2020, o plano de investimentos apresentado para o setor há dois anos pelo ministro Pedro Marques.
“Apesar da modernização da linha de Cascais estar contemplada no PETI3+, o anterior Governo não fez corresponder a essa prioridade qualquer fonte de financiamento”, referiu fonte oficial do Ministério, citada pelo Público, adiantando: “Esta modernização é um projeto que o Governo tem atualmente em estudo, nomeadamente no que respeita à sua componente financeira”. Em causa está a possibilidade de encontrar fundos comunitários para financiar a obra, mas essa possibilidade resultará do exercício de reprogramação do Portugal 2020.
Carlos Gomes Nogueira, na reunião com os sindicatos, adiantou que a prioridade aos comboios regionais destinava-se a substituir o aluguer de automotoras à Renfe por material próprio, uma vez que a CP paga mais de cinco milhões de euros por ano a Espanha por material a diesel que circula nas linhas do Minho, Douro e Oeste.
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