Antonoaldo Neves vai ser escolhido presidente da TAP esta quarta-feira

  • Lusa
  • 30 Janeiro 2018

Os acionistas da companhia aérea portuguesa vão escolher Antonoaldo Neves como novo presidente executivo, depois de Fernando Pinto ter anunciado a sua demissão do cargo.

Os acionistas da TAP vão escolher esta quarta-feira Antonoaldo Neves como novo presidente executivo da companhia aérea nacional, em substituição de Fernando Pinto, numa reunião magna que decorrerá a partir das 16h, segundo a convocatória oficial.

A ordem de trabalhos da assembleia-geral de acionistas tem dois pontos: “a ratificação da cooptação de Antonoaldo Grangeon Trancoso Neves para o cargo de administrador da TAP SGPS em substituição de Maximilian Otto Urbahn” e posterior “nomeação dos órgãos sociais para o triénio 2018/2020”. Apresentada pela Parpública – Participações Públicas, em representação do Estado, e pela Atlantic Gateway, a proposta de nomeação inclui a recondução de Miguel Frasquilho como presidente do Conselho de Administração da TAP, SGPS, SA.

Como vogais do órgão surgem ainda na proposta a continuação de Diogo Lacerda Machado, David Pedrosa, Ana Pinho Macedo Silva, Esmeralda Dourado, António Gomes de Menezes, Bernardo Trindade, Humberto Pedrosa, David Neeleman e Li Neng. A convocatória inclui a entrada para o Conselho de Administração de Raffael Guarita Quintas Alves, diretor financeiro na companhia Azul (do acionista David Neeleman) desde julho de 2009, alargando o número de membros deste órgão. A convocatória informa ainda que na falta de quórum ficam os acionistas convocados para nova reunião no dia 16 de fevereiro.

Em 11 de janeiro, Fernando Pinto anunciou que iria deixar a presidência executiva da TAP, numa carta dirigida aos funcionários da companhia aérea portuguesa e em que informa sobre o seu sucessor, Antonoaldo Neves. “Estou absolutamente seguro de que com a liderança de Antonoaldo, a TAP continuará neste incrível processo de crescimento. Assim, o meu sentimento hoje é de absoluta realização profissional e pessoal. De missão cumprida. A empresa está no bom caminho e sinto-me plenamente realizado”, lê-se na missiva.

Na carta iniciada com a expressão “caros colegas”, Fernando Pinto diz que é com “grande orgulho” que comunica a sua saída “em breve” da direção executiva da TAP, onde esteve 17 anos e permanecerá como assessor “nos próximos dois anos”. Sobre a proposta dos acionistas de escolher Antonoaldo Neves como presidente executivo da TAP, após a aprovação em assembleia-geral, Fernando Pinto manifestou o seu entusiasmo e contentamento. “Não podia estar mais contente e entusiasmado com esta escolha para assumir os destinos da TAP. É a pessoa certa, e pela qual tenho grande admiração”, garante o dirigente, recordando que convidou o agora seu sucessor para “ajudar no programa de crescimento” lançado há dois anos.

No mesmo dia, o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas manifestou “inequívoco reconhecimento” pelo trabalho de Fernando Pinto nos últimos 17 anos na transportadora. O consórcio Atlantic Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neeleman, detém 45% do Grupo TAP (TAP SGPS), a Parpública 50% e os trabalhadores os restantes 5%, segundo a informação disponível na sua página na internet. A assembleia-geral da TAP está agendada para um momento em que há quatro pré-avisos de greve do pessoal de cabine, estando em curso reuniões entre o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e a companhia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antonoaldo Neves vai ser escolhido presidente da TAP esta quarta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião