Banco de Portugal avança com medida para travar créditos às famílias

  • ECO
  • 1 Fevereiro 2018

O Banco de Portugal deverá avançar com uma medida macroprudencial face ao crédito, uma vez que o financiamento às famílias está nos níveis mais altos desde 2010.

Esta quinta-feira, o Banco de Portugal deverá avançar com uma nova medida macroprudencial no âmbito do crédito, tendo em conta os níveis elevados de financiamento às famílias, de acordo com a informação adiantada pelo Jornal de Negócios (acesso pago). A instituição já tinha alertado para esta possibilidade, caso os bancos facilitassem nos créditos concedidos.

“O Banco de Portugal pondera a adoção de medidas adicionais tendo em vista reforçar a avaliação da capacidade creditícia dos mutuários pelas instituições“, alertava a instituição liderada por Carlos Costa nos Relatórios de Estabilidade Financeira.

Esta medida macroprudencial tem como base os elevados níveis de financiamento concedidos às famílias, que registam os valores mais altos dos últimos sete anos. Entre janeiro e novembro do ano passado, de acordo com os dados do Banco de Portugal, foram concedidos 13.047 milhões de euros às famílias através de empréstimos.

Assim, o Negócios avança que uma das medidas macroprudenciais poderá ser pressionar os bancos para um aumento das taxas de juro, uma vez que as Euribor estão negativas há cerca de três anos, tendo já atingido mínimos.

No entanto, de acordo com os contratos futuros, a Euribor a três meses deverá começar a acelerar durante os próximos meses, alcançando valores positivos em setembro de 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Portugal avança com medida para travar créditos às famílias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião