Apesar das ameaças, PSA confirma produção do novo modelo em Mangualde

O grupo francês confirma que os novos modelos vão ser produzidos em Mangualde e que a fábrica portuguesa vai ter um terceiro turno nos próximos meses.

Apesar das ameaças da PSA Portugal, que veio avisar que o novo sistema de portagens “põe em causa a continuidade da presença da PSA a médio prazo” no país, o grupo francês confirma que os novos modelos da Peugeot, Citroën e Opel/Vauxhall vão ser produzidos em Mangualde.

Em comunicado emitido esta terça-feira, a PSA indica que “foi desenvolvida uma plataforma inovadora para a construção dos novos veículos”. A produção, indica ainda o comunicado, será feita nas fábricas de Vigo, em Espanha, e de Mangualde, em Portugal.

“Para alcançar os objetivos de venda, será criado um quarto turno em Vigo e um terceiro em Mangualde, nos próximos meses“, refere a PSA. “Os dois polos da Divisão Industrial Ibérica, que respondem aos critérios mais elevados de performance da PSA, fizeram profundas mudanças para acomodar os novos modelos”, acrescenta.

Os novos modelos, para já, são conhecidos apenas como K9. Na semana passada, Alfredo Amaral, diretor geral da PSA Portugal, avisou que as condicionantes impostas pelo sistema de portagens, que limita a altura dos veículos classe 1 aos 1,10 metros, poderá ter um “impacto direto no emprego e põe em causa a continuidade da presença da PSA a médio prazo”.

Está prevista a produção de 100.000 veículos em Mangualde, 20.000 no mercado nacional. Os veículos têm mais de 1,10 metros de altura, o que os coloca na classe 2, o que, segundo a PSA Portugal, poderá prejudicar as vendas no mercado português. Na semana passada, Alfredo Amaral alertou que o possível corte da produção em 20.000 veículos poderá eliminar a necessidade do terceiro turno. A médio prazo, disse, a produção poderá mesmo migrar de Portugal para países vizinhos, como Espanha ou Marrocos.

O comunicado emitido esta terça-feira desmente, assim, que possam estar em causa empregos ou a presença da PSA em Mangualde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apesar das ameaças, PSA confirma produção do novo modelo em Mangualde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião