Lucros do BCP puxam pelo PSI-20. Banco sobe 4%

  • Juliana Nogueira Santos
  • 15 Fevereiro 2018

Os lucros do banco liderado por Nuno Amado estão a impulsionar a sessão desta quinta-feira, ao avançar 4%. O PSI-20 avança mais de 1%.

Lisboa acordou esta quinta-feira pintada de verde. Com apenas uma cotada a iniciar a sessão inalterada, o principal índice bolsista nacional avança mais de 1% a par das suas congéneres europeias. A pesar nos ganhos está o BCP, que superou as expectativas dos analistas ao apresentar lucros de 186,4 milhões de euros em 2017.

O PSI-20 avança 1,31% para 5.478,47 pontos, continuando a recuperar do mini-crash da semana passada, que abalou as bolsas um pouco por todo o mundo. O BCP é o título que apresenta uma valorização mais expressiva, avançando 4,59% para 31,88 cêntimos.

O banco liderado por Nuno Amado apresentou, relativamente a 2017, um saldo positivo de 186,4 milhões de euros, 7,8 vezes mais do que no ano anterior. Estes resultados foram fruto da margem financeira que, segundo o banco, “evidenciou um aumento de 13,1% face aos 1.230,1 milhões de euros apurados em 2016, atingindo 1.391,3 milhões de euros em 2017 devido aos desempenhos favoráveis quer da atividade em Portugal, quer da atividade internacional.”

“Estes resultados são considerados positivos, continuando a ser suportados pela redução dos NPE (non‐performing exposures ‐ crédito vencido há mais de 90 dias ou crédito com reduzida probabilidade de ser cobrado sem realização de colaterais)”, apontam esta manhã os analistas do CaixaBank BPI. “No entanto, nos próximos anos, os resultados deverão ser desafiados pelos esforços do banco em continuar a apresentar uma redução dos NPA (non performing assets – ativos não produtivos, que não geram retorno).”

BCP acelera 4% depois dos lucros

A destacar-se nos ganhos está também a Galp Energia, que avança 1,41% para 14,73 euros e a Mota Engil, que ganha 2,46% para os 3,54 euros. Apenas a Ibersol começou o dia inalterada, não tendo negociado nenhuma ação nos primeiros minutos da sessão.

Na Europa, o sentimento também positivo, com o agregador Stoxx 600 a ganhar 0,50%, o espanhol IBEX-35 a avançar 0,74%, o francês CAC-40 a valorizar 1,03% e o alemão DAX a subir 0,53%.

(Notícia atualizada às 8h24 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros do BCP puxam pelo PSI-20. Banco sobe 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião