Draghi sai em 2019. Quem será o próximo líder do BCE?
O presidente do BCE só vai sair daqui a mais de um ano e meio. Mas já há muito furor em torno de quem será o próximo líder do banco central. Weidmann é o favorito.
Mario Draghi vai deixar a presidência do Banco Central Europeu (BCE) em outubro de 2019. Apesar de ainda faltar mais de um ano e meio para o presidente do banco central abandonar o cargo, já é grande o furor em torno de quem vai substituir Draghi, depois de um mandato de oito anos que foi dominado por medidas para combater a crise e pela sua célebre frase de “fazer o que for necessário” para salvar o euro.
O próximo presidente do BCE, que será escolhido pelos governos da União Europeia, terá vários desafios pela frente, nomeadamente a saída de uma política de estímulos sem precedentes. Apesar de ser uma tarefa difícil, há vários candidatos dispostos a assumir as rédeas do banco que decide a política monetária na região.
Há um que é considerado favorito nesta corrida à liderança desta entidade europeia: o alemão Jens Weidmann, governador do Bundesbank, o banco central da Alemanha, de acordo com uma sondagem da Bloomberg.
Mas não é o único. Logo de seguida surge Villeroy de Galhau, o líder do banco central de França, mas também Philip Lane, governador na Irlanda (que está na corrida à vice-presidência do BCE). Christine Lagarde, diretora do Fundo Monetário Internacional, também surge como possível candidata.
Nos últimos lugares, aparece Luis Maria Linde, que está à frente do banco central de Espanha, numa altura em que se fala da possibilidade de o ministro da Economia espanhol, Luis de Guindos, vir a ocupar o lugar de Vítor Constâncio, de vice-presidente do BCE.
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2018/02/nomeados-bce.png)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Draghi sai em 2019. Quem será o próximo líder do BCE?
{{ noCommentsLabel }}