Preço por noite nos hotéis portugueses subiu 10% em 2017

  • ECO
  • 28 Fevereiro 2018

"Temos crescido em preços ao mesmo ritmo do setor e é um crescimento completamente equilibrado", disse Cristina Siza Vieira, presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal.

Nos últimos dez anos os preços dos hotéis subiram 33%, mas só em 2017 o aumento foi de 10%, revelam os dados da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), avançados pelo Diário de Notícias. O aumento do número de turistas em Portugal tem ajudado a puxar pelos preços que, ainda assim, estão longe das médias cobradas nos grandes destinos turísticos da Europa.

Temos crescido em preços ao mesmo ritmo do setor e é um crescimento completamente equilibrado“, disse Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, citada pelo mesmo jornal. A responsável explicou que o setor usa o ano de 2007, anterior à crise financeira, como referência. Nesse ano, uma noite de hotel em Portugal custava, em média, 66 euros.

A trajetória ascendente começou em 2014 e, em 2017, o valor ascendeu aos 88 euros, que comparam com os 80 do ano anterior. No ano passado, os turistas deixaram, em média, 41 milhões de euros por dia na economia portuguesa. Para além do boom do turismo, “não nos podemos esquecer de que a economia cresceu 2,7% no ano passado, e a maior procura do turismo interno também ajuda”, assinala Cristina Siza Vieira.

Quem vem e para que hotel?

Os preços sobem apoiados na procura da parte de turistas norte-americanos, chineses ou brasileiros, e a preferência tem recaído sobre os hotéis de quatro e cinco estrelas. Contudo, existe ainda um pico nos hotéis de duas estrelas, pois são os que melhor se equiparam à oferta de alojamento local.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço por noite nos hotéis portugueses subiu 10% em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião