Dados do emprego animam Wall Street

Os Estados Unidos criaram 313 mil postos de trabalho em fevereiro, o valor mais alto do último ano e meio. Bolsas, moeda e matérias-primas seguem a valorizar.

As bolsas norte-americanas abriram a última sessão da semana em alta, impulsionada pelos dados mais recentes do mercado de trabalho, que dão conta de números que ficaram muito acima das expectativas.

O índice de referência S&P 50 está a valorizar 0,64%, para os 2.756,25 pontos. Já o industrial Dow Jones segue a subir 0,768% e voltou a ultrapassar a barreira dos 25 mil pontos, ao negociar nos 25.065,02 pontos. O Nasdaq avança 0,65%, para os 7.476,59 pontos.

A acompanhar os ganhos está também o petróleo. O West Texas Intermediate (WTI), cotado em Nova Iorque, segue a valorizar mais de 1% e aproxima-se dos 61 dólares por barril. O dólar, por seu lado, também soma mais uma sessão positiva, ao valorizar 0,15% contra o euro. A moeda única já está, assim, a valer 1.22 dólares.

Estes movimentos acontecem depois de as autoridades norte-americanas terem reportado a criação de 313 mil postos de trabalho no mês de fevereiro, o maior aumento no espaço de um ano e meio e um número que superou as expectativas dos economistas e que animou os investidores.

Já a taxa de desemprego manteve-se inalterada nos 4,1%, o que fica a dever-se ao facto de a taxa de emprego ter aumentado para 63%. Em sentido contrário, o aumento dos salários está a abrandar, com uma subida de 2,6% em fevereiro, inferior à subida de 2,8% registada no mês anterior.

São dados “inacreditavelmente sólidos”, considera Chad Stone, economista do Center on Budget and Polic Priorities, citado pelo MarketWatch. Paul Ashworth, Capital Economics, comenta que estes números “ilustram que a economia está muito melhor do que os dados recentes da atividade económica sugeriam”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dados do emprego animam Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião