Alexa ria-se sozinha. Amazon vai acabar com os sustos
Os utilizadores queixaram-se que a assistente virtual da Amazon, Alexa, soltava risos e gargalhadas... pregando alguns sustos. A tecnológica descobriu o problema. Vai resolvê-lo em breve.
A Amazon andou a assustar os seus clientes, ainda que de forma não intencional. A assistente virtual da empresa, chamada Alexa, assemelha-se a uma coluna e obedece a certas ordens dadas pelos utilizadores. O problema é que, nos últimos dias, tem vindo a causar o pânico ao soltar risos e gargalhadas inesperadas. A tecnológica já identificou a origem do problema. Garante que é uma questão de tempo até o problema ficar resolvido.
Foi lançada em maio do ano passado e funciona em simultâneo com o dispositivo Echo Show. Responde a comandos de voz mas, parece que, um ano depois, ganhou vida própria. Nos últimos dias, os utilizadores desta assistente virtual têm-se queixado de sons semelhantes a risos de bruxas ou crianças, e até mesmo ordens não acatadas. A Alexa está programada com um riso padrão, que pode ser ativado quando o seu utilizador diz “Alexa, laught” (em português, “Alexa, ri-te”), mas a verdade é que, nas redes sociais, são vários os relatos espalhados sobre a vontade própria deste pequeno robô.
Tweet from @CaptHandlebar
“A Alexa decidiu rir-se espontaneamente enquanto eu estava na cozinha. Eu e o @SnootyJuicer ficámos assustados. Pensei que estivesse uma criança a rir-se atrás de mim”, escreveu um utilizador no Twitter. Ou então “Estou deitada na cama, prestes a adormecer, quando a Alexa, no meu Amazon Eco Dot, soltou uma risada muito alta e assustadora… há uma grande hipótese de morrer assassinada esta noite“, escreveu outro utilizador.
Após estes relatos dos utilizadores, a tecnológica norte-americana já adiantou com uma explicação. A explicação poderá estar no facto de o aparelho ouvir sons ambientes ou de animais que se assemelhem a essas palavras mágicas.
A Amazon reconheceu o problema e prometeu resolvê-lo o mais rapidamente possível, escreve o Business Insider (conteúdo em inglês). Uma das soluções passa por alterar a frase que ativa o mecanismo de riso, ficando “Alexa, can you laugh?” (em português, “Alexa, podes rir?”).
“Em circunstâncias raras, a Alexa pode ouvir inequivocamente a frase ‘Alexa, ri’. Estamos a mudar essa frase para que seja menos provável haver falsos pedidos, e estamos a desativar a expressão original. A resposta da Alexa também está a ser mudada para ‘Claro, eu posso rir'”, adiantou a Amazon.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alexa ria-se sozinha. Amazon vai acabar com os sustos
{{ noCommentsLabel }}