Num ano de investimentos, Luz Saúde lucra menos

  • Lusa e ECO
  • 9 Março 2018

A empresa liderada por Isabel Vaz encerrou o ano com uma quebra ligeira nos lucros. Caíram 2% para 17 milhões de euros.

A Luz Saúde, dona do hospital da Luz, viu os seus resultados líquidos descerem no ano passado, período marcado pela continuação do investimento por parte da empresa liderada por Isabel Vaz. Foi uma quebra ligeira, de 2%, cifrando-se o lucro em 17 milhões de euros.

O EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) consolidado foi de 53,7 milhões de euros, mais 3,1% do que em 2016, segundo a informação enviada pela empresa à CMVM.

“Em 2017, a Luz Saúde manteve a sua trajetória de crescimento orgânico combinada com a expansão geográfica da sua rede de cuidados privados e a implementação de um ambicioso programa de expansão das unidades existentes que irão servir de base ao crescimento do grupo e à consolidação de uma posição de liderança no setor privado em Portugal”, salienta a empresa.

Como exemplo, aponta o “aumento dos rendimentos operacionais consolidados em 7,3% face a 2016, para 483,8 milhões de euros, impulsionado pelo crescimento de 8% do segmento privado e de 4,5% do segmento público”.

Aqui estão incluídos os rendimentos operacionais do segmento de cuidados de saúde privados (382,9 milhões de euros), públicos (97,3 milhões de euros) e outras atividades (15,1 milhões de euros) destinadas à aposta na logística, inovação e investigação clínica.

Quanto ao investimento total, foi de 69 milhões de euros no ano passado, dos quais 50 milhões de euros dizem respeito à “expansão da rede privada, quer em termos geográficos com a aquisição de duas unidades na Madeira, a aquisição do British Hospital em Lisboa, a construção de uma nova unidade em Vila Real e a abertura de uma nova unidade em Odivelas, quer de unidades já existentes, com o investimento no aumento da capacidade do Hospital da Luz Lisboa e do Hospital da Luz Oeiras”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Num ano de investimentos, Luz Saúde lucra menos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião