EDP só pagou 10 milhões de euros em impostos? Elétrica diz que entregou 481 milhões para IRC
A elétrica liderada por António Mexia diz que pagou em 2017 cerca de 481 milhões de euros de IRC em Portugal.
A EDP terminou 2017 com lucros de 1.113 milhões de euros. Um valor avultado, reflexo de ganhos extraordinários, sobre o qual a empresa liderada por António Mexia diz que pagou 481 milhões de euros de IRC, o imposto aplicado às empresas. Reitera este montante, isto quando o Expresso (acesso pago) refere que a “fatia” para impostos será de apenas 10,3 milhões.
"A EDP pagou em 2017 cerca de 481 milhões de euros de IRC em Portugal, o que equivale a cerca de 9,3% do IRC total arrecadado pela Autoridade Tributária.”
O semanário refere, na sua edição deste sábado, que a EDP conseguiu pagar 0,7% dos seus lucros em imposto através de um conjunto de deduções fiscais relacionadas principalmente com operações fora de Portugal. Em causa estão 240 milhões de euros por diferenças temporárias contabilísticas e fiscais relativas aos seus ativos, 50,8 milhões de euros pela diferença nas taxas de impostos nos mercados onde o grupo EDP atua, 24 milhões de euros por créditos fiscais, 14 milhões de euros relativos a dividendos e mais 32 milhões de euros de outros benefícios fiscais.
No final, diz o Expresso, a EDP acabou por pagar 10,3 milhões de euros de impostos. Questionada sobre este valor, a EDP enviou um esclarecimento em que contradiz os valores noticiados. “A EDP pagou em 2017 cerca de 481 milhões de euros de IRC em Portugal, o que equivale a cerca de 9,3% do IRC total arrecadado pela Autoridade Tributária”, refere fonte oficial da empresa ao ECO.
“Na sua edição deste sábado, o Expresso confunde o reporte contabilístico refletido no relatório e contas com os valores efetivamente pagos em sede de IRC pela EDP, em Portugal”, nota. “Os cerca de 10 milhões de euros relativos a 2017 que são referidos dizem respeito ao Grupo EDP, que tem atividade em todo o mundo, e beneficiam de um conjunto de eventos ocorridos fora de Portugal, nomeadamente a reforma fiscal nos EUA (equivalente a cerca de 44 milhões de euros) e a isenção de mais valias por venda de ativos em Espanha (cerca de 200 milhões de euros)”.
“O IRC a ser pago em 2018 em Portugal, respeitante a 2017, em nada será impactado por estes eventos”, explica a elétrica liderada por António Mexia, recordando que os 481 milhões a entregar ao fisco são superiores aos valores pagos nos últimos anos. “Recorde-se que a o IRC pago em 2016, em Portugal, já tinha sido de 333 milhões de euros. E, em 2015, foi de 193 milhões de euros”, conclui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP só pagou 10 milhões de euros em impostos? Elétrica diz que entregou 481 milhões para IRC
{{ noCommentsLabel }}