Inovação grega atrai investimento da Tesla para centro de pesquisa tecnológica

  • Lusa
  • 11 Março 2018

Tesla anunciou no final de fevereiro que estabelecerá perto de Atenas um centro de pesquisa e desenvolvimento dos seus motores. Um investimento de 750 mil euros considerado "importante" para o país.

Um protótipo de carro elétrico projetado em Atenas atraiu o interesse da americana Tesla, que contratou engenheiros gregos e estabelecerá na Grécia um centro de pesquisa, inovação simbólica num país atingido por quase dez anos de profunda crise.

Desenvolvido na Escola Politécnica de Atenas, este veículo chamado Pyrforos já foi premiado várias vezes nos últimos anos na competição ecológica Eco-Marathon da Shell, que visa encontrar o veículo que consegue viajar a maior distância possível com a menor energia possível.

A sua reputação “já permitiu que muitos engenheiros gregos fossem contratados em Palo Alto, Califórnia, na sede da Tesla“, o fabricante de automóveis elétricos do bilionário Elon Musk, mas também por outros fabricantes estrangeiros, congratula-se Antonios Kladas, chefe do laboratório de motores elétricos da Ecole Polytechnique.

A Tesla anunciou no final de fevereiro que estabelecerá perto de Atenas um centro de pesquisa e desenvolvimento dos seus motores. Um investimento de 750 mil euros considerado “importante” para o país, que surge de um longo período de recessão.

A Tesla vai contratar cerca de 40 engenheiros gregos que estão atualmente a trabalhar no exterior, um passo muito positivo para reverter a fuga de cérebros que o país sofreu durante a crise“, disse George Nounesis, diretor de Demokritos, o centro de pesquisa onde a Tesla será estabelecida.

Nounesis espera um maior investimento na inovação na Grécia, observando que as grandes empresas do setor “aproveitarão o valor agregado do capital intelectual disponível para o país”.

Cerca de 500 mil pessoas, na sua maioria jovens diplomados com idades entre os 20 e os 40 anos, deixaram o país desde o início da crise da dívida em 2010, que fez cair o produto interno bruto (PIB) do país cerca de um quarto.

"A Tesla vai contratar cerca de 40 engenheiros gregos que estão atualmente a trabalhar no exterior, um passo muito positivo para reverter a fuga de cérebros que o país sofreu durante a crise.”

George Nounesis

Diretor de Demokritos

Mas depois de um crescimento de 1,4% em 2017, não muito longe dos 2,3% de toda a Zona Euro, e “com as reformas realizadas, a Grécia beneficiará de um crescimento de 2% em média nos próximos três anos graças ao retorno do modelo económico tradicional baseado no aumento do consumo, exportações e investimentos”, prevê Panayiotis Petrakis, professor de economia da Universidade de Atenas.

Entre 3 e 4 mil milhões de euros foram investidos na Grécia nos últimos dois anos, “um recorde” dos últimos quinze anos.

Philip Morris International, que em 2003 comprou a Papastratos, uma das mais antigas empresas de tabaco gregas, investiu 300 milhões de euros na produção de seu novo cigarro Iqos, de tabaco aquecido.

“Este investimento é um voto de confiança na economia grega”, disse Christos Harpantidis, diretor da Papastratos. Duas fábricas semelhantes já existem em Itália e na Roménia.

No entanto, os especialistas permanecem cautelosos cinco meses depois da saída da Grécia da tutela dos seus credores, da UE e do FMI e do retorno aos mercados de dívida após um longo período de austeridade, marcado pela queda dos salários e das pensões.

“Os atrasos permanecem nos setores agrícola e industrial, que devem tornar-se mais competitivos e continuar as reformas”, disse Panayiotis Petrakis.

O mercado imobiliário, que tem um grande potencial para a Grécia, favorecido por condições geográficas e climáticas, está lutando para recuperar a cor devido a problemas burocráticos.

O desafio para a Grécia, diz Petrakis, é agora a “estabilização”, não só dentro, mas também fora, dada a sua posição geopolítica sensível, entre a Europa, a Turquia e o Médio Oriente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inovação grega atrai investimento da Tesla para centro de pesquisa tecnológica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião