Marques Mendes: “Grande beneficiário do Congresso do CDS é o PS”

Marques Mendes considera que Assunção Cristas acreditar que pode ser primeira-ministra corre o risco de passar por ridícula. E criticou a estratégia de o CDS ir separado do PSD à legislativas.

Luís Marques Mendes aplaudiu o Congresso do CDS. Considera que “confirmou os grandes objetivos” que o partido liderado por Assunção Cristas tem, nomeadamente mostrar que o CDS pode ganhar ao PSD. Cristas afirmar que pode ser primeira-ministra pode, segundo comentador, ser visto como ridículo, tendo em conta as sondagens. E nota que os dois partidos irem separados às legislativas é mau para ambos. Quem ganha é o PS.

No habitual comentário semanal na SIC, Luís Marques Mendes começou por salientar a preparação do Congresso do CDS. Foi preparado com profissionalismo, com entrevistas de vários responsáveis, incluindo Assunção Cristas. Conseguiu colocar o Congresso na agenda“, salienta o comentador.

“O Congresso confirmou os grandes objetivos que tinha. Entronizar a líder, exibir o CDS como partido unido, mostrar a independência do partido face ao PSD, e mostrar um CDS menos ideológico, menos pragmático. No fundo, o principal era mostrar que o CDS quer ganhar ao PSD, ser mais forte que o PSD, ser o partido alternante do Governo.

“É positivo ter ambição. Mas é um exagero. É megalómano” querer ser o partido alternante do Governo. O desejo de Cristas de “ser primeira-ministra corre o risco de ser ridículo. Tem menos de 10% nas sondagens. Não é claro que o voto útil tenha desaparecido, e que o aconteceu em Lisboa se reflete a nível nacional”, refere.

O CDS “crescer mais ou menos, depende do PSD estar forte ou não. Depende do mérito do CDS, mas também do demérito do PSD”, diz Marques Mendes, criticando o facto de os dois partidos irem separados às legislativas. “O objetivo de alcançar 116 deputados é complicado. Vão separados. É mais complicado. O grande beneficiário é o PS. Foi o grande beneficiário do Congresso”, rematou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marques Mendes: “Grande beneficiário do Congresso do CDS é o PS”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião