Há sete anos que Fisco não revela salários dos gestores públicos

  • ECO
  • 14 Março 2018

O Ministério das Finanças é obrigado, desde 2010, a publicar um relatório anual com as remunerações dos gestores públicos. Mas, até agora, apenas divulgou um documento e relativo a 2011.

Há oito anos que a Direção-Geral do Tesouro e Finanças é obrigada a divulgar um relatório anual com as remunerações dos gestores públicos. Mas, pelo menos até agora, apenas divulgou um documento e que é datado de 2011.

A Lei do Orçamento do Estado para 2010 determinou “a necessidade de apresentação de um relatório anual relativo às remunerações dos gestores públicos que especifique as remunerações fixas e variáveis, onde se incluem os prémios de gestão, assim como outras regalias e benefícios com caráter ou finalidade social ou inseridas no quadro geral das regalias aplicáveis aos demais colaboradores da empresa”.

Mas, como avança o Jornal de Negócios (acesso pago), no site da Direção-Geral do Tesouro e Finanças, entidade responsável por divulgar estes relatórios, está publicado apenas um relatório. E o documento já tem sete anos. Questionado pelo jornal, o Ministério das Finanças não respondeu até ao momento.

Esta resolução do Conselho de Ministros de 2007 consagrava “novos princípios no que diz respeito à prestação de informação pelas empresas públicas aos cidadãos e contribuintes, que são afinal os titulares últimos dos direitos patrimoniais residuais dessas empresas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há sete anos que Fisco não revela salários dos gestores públicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião