Lisboa avança. Sonae brilha após resultados

A bolsa nacional está a valorizar. Segue a tendência das restantes praças europeias, com quase todas as cotadas em alta. A Sonae destaca-se após os resultados. Soma mais de 2%.

A bolsa nacional está a valorizar. Arrancou a sessão em terreno positivo, tendência que se mantém numa sessão em que praticamente todas as cotadas registam ganhos. O PSI-20 segue os ganhos da Europa, beneficiando da forte valorização dos títulos da Sonae. A holding sobe mais de 2%, apesar da quebra nos resultados.

O índice nacional arrancou a sessão a ganhar 0,5%, variação que mantém. Está a cotar nos 5.446,30 pontos, com 15 dos 18 títulos que compõem o mercado de referência português a valorizarem. Na Europa, a tendência é idêntica, ainda que os ganhos estejam a ser um pouco mais de comedidos. Os índices avançam 0,3%.

A puxar por Lisboa está a Sonae. As ações sobem 2,31% para 1,15 euros, isto depois de a empresa ter revelado que fechou 2017 com um resultado líquido de 166 milhões de euros, uma queda de 22,9% face ao ano passado explicada pela ausência de ganhos extraordinários. Sem este efeito, os lucros teriam subido 6,5%.

Os investidores estão a reagir positivamente ao aumento do dividendo em 5%, para 4,2 cêntimos por ação, mas também à possibilidade admitida pela administração de colocar o negócio do retalho em bolsa. A Sonae já teve a Modelo Continente no mercado. Esta empresa acabou por ser retirada de bolsa em 2006.

Destaque também para a Jerónimo Martins, que soma 0,5%, assim como para os títulos do setor energético, com a EDP a ganhar 0,82% para 3,077 euros, e a EDP Renováveis a subir 0,2%. A Galp Energia apresenta uma valorização de 0,43%.

A dar força ao PSI20 está também o BCP, ainda que com um ganho muito ligeiro. O banco soma 0,14% para 28,7 cêntimos, desempenho que só supera o da Ibersol, que está inalterada. No extremo oposto, além da Sonae, destaque para a Mota-Engil que avança 1,39% para 3,66 euros, recuperando das fortes quedas recentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa avança. Sonae brilha após resultados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião