Valor das casas atinge novo máximo desde o verão de 2010

A avaliação feita pelos bancos para efeitos de concessão de crédito voltou a aumentar em fevereiro. Atingiu um novo máximo de 1.160 euros por metro quadrado.

Novo mês, nova subida. O preço a que os bancos avaliam as casas no momento em que estão a conceder crédito para a compra atingiu em fevereiro um novo máximo. O valor médio do metro quadrado acelerou para os 1.160 euros, o valor mais alto em quase oito anos, sinalizando o rumo ascendente dos preços das casas em Portugal.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), nesta terça-feira, o preço do metro quadrado aumentou sete euros, em fevereiro, para se fixar nos 1.160 euros. Ou seja, o valor mais elevado desde julho de 2010.

“Este valor representa um aumento de 0,6% relativamente ao mês precedente e de 4,6% face ao mesmo mês do ano anterior”, refere ainda o gabinete de estatísticas público. Este aumento de sete euros num mês é o mais elevado desde setembro, quando tinha subido 13 euros. Em fevereiro do ano passado a subida tinha sido de três euros por metro quadrado.

Avaliação das casas em máximos de oito anos

Fonte: INE

O novo máximo estabelecido para a avaliação dos imóveis acompanha o movimento dos preços de venda dos imóveis que também não param de acelerar em Portugal, mas também é um sinónimo da maior disponibilidade dos bancos para dar crédito com esse fim — que se traduz em spreads cada vez mais baixos.

Em 2017, os preços de venda das casas aumentaram a uma média anual de 9,2%, ano em que os bancos nacionais disponibilizaram mais de oito mil milhões de euros em empréstimos para a compra de casa. Ou seja, o montante mais elevado desde os últimos sete anos. Este movimento teve continuidade em janeiro, com as famílias a irem buscar aos bancos 634 milhões de euros em empréstimos para a compra de habitação: o montante mais elevado desde 2010, em termos homólogos.

Lisboa lidera subidas

O aumento da avaliação bancária foi transversal à maioria das regiões do país. As únicas exceções foram a Região Autónoma da Madeira e a zona centro do país. Registaram quebras de oito e quatro euros no preço da avaliação do metro quadrado, respetivamente, para 1.271 e 955 euros.

No lado oposto, Lisboa sobressai como a região do país onde este indicador mais subiu. Em fevereiro, o preço do metro quadrado dos imóveis situados na Área Metropolitana de Lisboa teve o maior aumento desde setembro — 18 euros, para 1.422 euros — o valor mais alto desde, pelo menos, janeiro de 2011. Os imóveis na região da capital continuam assim a apresentar a segunda avaliação bancária mais elevada do país. O Algarve lidera, com um preço médio de 1.454 euros por metro quadrado, mais oito euros que em janeiro.

Entre as maiores subidas da avaliação, referência ainda para a Região Autónoma dos Açores — 14 euros, para 1.027 euros por metro quadrado — e para a zona norte, onde a avaliação bancária aumentou nove euros, para 1.044 euros.

(Notícia atualizada às 11h39 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Valor das casas atinge novo máximo desde o verão de 2010

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião