Boicote à Rússia. NATO também expulsa diplomatas

  • ECO
  • 27 Março 2018

Depois da morte de espião russo, Serguei Skripal, envenenado com gás tóxico no Reino Unido, multiplicam-se as respostas entre a comunidade internacional. A NATO acaba de expulsar sete diplomatas.

A Rússia é apontada como a provável responsável da morte de um ex-espião russo, Serguei Skripal. O contra-ataque diplomático não se fez esperar, com vários países a tomarem medidas contra o país de Putin — que vão desde a expulsão de diplomatas ao boicote do Mundial de Futebol. A NATO também já reagiu, com a expulsão de sete diplomatas.

De acordo com a Reuters, Jens Stoltenberg, o secretário-geral da NATO, decretou a expulsão de sete diplomatas russos, isto ao mesmo tempo que rejeitou pedidos de acreditação de outros três.

É a mais recente resposta diplomática à morte de espião russo, Serguei Skripal, envenenado com gás tóxico no Reino Unido. O Reino Unido foi o primeiro país a retaliar com a expulsão de diplomatas russos. Moscovo expulsou 23 britânicos.

Até ao momento, um conjunto de 25 países ordenou a expulsão de 140 diplomatas. A Europa lidera a resposta, com 74 elementos do corpo diplomático a receber a ordem de regresso a casa, conta a RTP.

“Portugal toma boa nota das decisões, anunciadas hoje por vários Estados-membros da União Europeia, relativas à expulsão de diplomatas da Federação Russa neles acreditados”, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva.

Os Estados Unidos, sozinhos, foram responsáveis pelo maior número de diplomatas expulsos. Por ordem de Donald Trump, foram expulsos 60 diplomatas. O Canadá também marcou a posição com quatro expulsões. Já a Austrália anunciou duas expulsões.

(Notícia atualizada às 16h24)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Boicote à Rússia. NATO também expulsa diplomatas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião