Jerónimo Martins puxa pela bolsa. Martifer dispara 10%

A bolsa nacional está de volta aos ganhos. Segue a tendência das pares europeias, animada pela Jerónimo Martins. Fora do PSI-20, a Martifer brilha. O Benfica continua a afundar.

Depois da queda na primeira sessão da semana, a bolsa nacional regressa aos ganhos. Num dia positivo para a generalidade das praças do Velho Continente, o PSI-20 apanha boleia dos ganhos da Jerónimo Martins. Fora do índice principal, a Martifer é a estrela num dia que volta a ser negativo para o Benfica.

O índice de referência da bolsa nacional arrancou a negociação a valorizar 0,15% para 5.462,35 pontos. Segue a tendência das restantes praças europeias, com o Stoxx 600 a somar 0,1%. Em vez da Síria, os investidores estão agora de olho nos resultados empresariais, antecipando um crescimento dos lucros.

A Jerónimo Martins é a cotada que mais puxa pela bolsa nacional. A dona do Pingo Doce soma 1,26% para 14,52 euros, tendência positiva seguida, de resto, pela Sonae, que avança 0,37% para 1,099 euros.

O BCP também dá o seu contributo ao somar 0,46% para 28,24 cêntimos, sendo que os títulos do setor energético registam também desempenhos positivos. Tanto a EDP como a Galp Energia avançam, enquanto a EDP Renováveis perde valor. A queda mais acentuada é, contudo, a dos CTT que recuam quase 1% para 3,00 euros.

Pior desempenho que a empresa liderada por Francisco Lacerda só mesmo fora do PSI-20, com o Benfica a voltar a liderar o movimento. As ações da SAD, que afundaram na última sessão, seguem a perder 3,96% para 1,335 euros, isto depois da derrota no clássico que deixou o clube da Luz mais longe do pentacampeonato.

Ainda fora do PSI-20, mas do lado dos ganhos, nota para a Martifer que avança 9,82% para 36,9 cêntimos. A Martifer, cuja atividade está centrada no setor da construção metálica, passou de um prejuízo de 43,6 milhões de euros em 2016 a um lucro de 6,5 milhões de euros em 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo Martins puxa pela bolsa. Martifer dispara 10%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião