Investimento em startups foi o maior da última década

O ecossistema global startups continua em rápido crescimento, tanto em termos de número de investidores de capital de risco como em valor obtido em exits.

O ecossistema empreendedor global continua a crescer. É esta uma das principais conclusões do Startuo Genome – Global Startup Ecosystem Report, um estudo publicado esta terça-feira e que reúne dados de mais de um milhão de empresas de cerca de uma centena de ecossistemas empreendedores, analisados por uma das mais conhecidas fontes tech do mundo: o Voice of Entrepreneurs.

De acordo com as conclusões do estudo, o ecossistema global startups continua em rápido crescimento, tanto em termos de número de investidores de capital de risco como em valor obtido em exits. Segundo os dados divulgados, 2017 foi o melhor ano dos últimos dez: mais de 140 mil milhões de dólares de investimento em startups.

A China e os Estados Unidos continuam na liderança, sobretudo no setor deep tech: as conclusões do estudo destacam que é nestes países que o crescimento de unicórnios (startups avaliadas em mais de mil milhões de dólares) é maior, assim como o registo de patentes.

O estudo detalha uma “nova era” de tech, focado na indústria e em deep tech (inteligência artificial, blockchain e robótica) que são parte das startups que lideram o crescimento. Quanto à criação de valor, entre 2015 e 2017 a economia de startups criou 2,3 biliões de dólares globalmente, um aumento de 25,6% face ao período entre 2014 e 2016.

A China é o país com o maior crescimento ao nível da revolução de startups. E se, em 2014 apenas 14% dos unicórnios do mundo estavam no país, em 2017 e no que já passou de 2018, esse número disparou para 35% — sendo que, no caso dos Estados Unidos, a evolução passou de 61% para 41%.

O Startup Genome explica esta mudança a partir do aumento da produção de conhecimento, tal como o registo de patentes, especialmente em áreas como a inteligência artificial e o blockchain. Por isso, o estudo acrescenta que ainda que os Estados Unidos continuem a liderar em matéria de atividade de financiamento nestes subsetores (em dólares), a China suplantou as startups norte-americanas no que toca a patentes.

Top 4 dos subsetores com maior crescimento:

  1. Adv. Manufacturing & Robotics (+189.4% em cinco anos em financiamento em early stage)
  2. Agtech & New Food (+171%)
  3. Blockchain (+162%)
  4. Artificial Intelligence, Big Data & Analytics (+77,5%)

Entre os setores com maiores quebras em termos de notoriedade estão os de Adtech (quebra de 34,6% em cinco anos em acordos de investimento em early stage), seguidos do Gaming (-27,2%) e da Digital Media (-27,1%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investimento em startups foi o maior da última década

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião