De passagem por Paris? Durma na livraria ou na mercearia

O projeto Paris Boutike restaura antigas lojas da capital para as transformar em suítes. Já há uma livraria e uma mercearia, e os preços arrancam nos 275 euros por noite, para duas pessoas.

Se vai a Paris por ser a cidade do amor, saiba que pode dar um toque ainda mais romântico à sua estadia. Há lojas antigas espalhadas pela capital francesa que estão a ser convertidas em suítes, com o intuito de não as deixar cair no esquecimento, ao mesmo tempo que se dá uma nova vida à zona envolvente. Os dois primeiros projetos são uma livraria e uma mercearia.

Localizada na Rue Caffarelli, a La Librairie é o primeiro projeto de David Lecullier, responsável pelo novo conceito — Paris Boutik. A ideia passa por restaurar antigos estabelecimentos tradicionais da cidade, que acabaram por cair em desuso, e transformá-los em acomodações. “As lojas em Paris fazem parte do caráter da cidade, dão-lhe personalidade e não gostamos de as ver desaparecer. Decidimos, então, convertê-las em suítes, preservando a sua essência, a fim de renovar os bairros e propor uma experiência parisiense única“, disse Lecullier em entrevista ao El País (conteúdo em espanhol).

La Librairie, em Paris, convertida numa suíte.Paris Boutik/Facebook

Nesta livraria de Paris, uma das mais antigas da cidade, acolhe um “grande biblioteca” com cerca de 4.500 livros. Os hóspedes vão ter disponíveis todo o tipo de serviços — desde máquina de café, lavatório, minibar –, e ainda um espaço interior de 45 m2 com capacidade para quatro pessoas. Ao lado da cama está um sofá, que pode ser convertido em sofá-cama, e a divisão conta com vidros à prova de som e cortinas que garantem a privacidade dos hóspedes.

A cerca de um quilómetro de distância está o segundo projeto — L’Epicerie –, na Rue Parrot, no bairro da Bastille. Esta antiga mercearia foi transformada numa acomodação duplex, mas com o espírito original intacto. A decoração mantém os “tradicionais utensílios merceeiros, como uma balança antiga, prateleiras com conservas e produtos artesanais embalados”.

Grocery Store, em Paris, convertida numa suíteParis Boutik/Facebook

Para a renovação dos espaços, Lecullier contou com a ajuda de Aurélie Cattelain e Clément Karam, responsáveis por um estúdio de design de interiores da capital. Até ao próximo ano, pretende inaugurar mais cinco suítes, mas, em declarações ao El País, diz que as suas localizações estão em “segredo”. Em qualquer uma destas duas acomodações, uma noite para duas pessoas fica por 275 euros, aumentando para 295 euros quando são três hóspedes e para 315 euros quando são quatro. O pequeno-almoço pode ser preparado na cozinha ou encomendado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

De passagem por Paris? Durma na livraria ou na mercearia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião