Municípios chumbam propostas do Governo para a habitação
A Associação de Municípios rejeita mais responsabilidades sem que haja um aumento do financiamento para suportar as novas medidas propostas pelo Governo.
A Associação de Municípios chumbou duas das propostas apresentadas pelo Governo no âmbito da Nova Geração de Políticas para a Habitação. Os municípios consideram que os programas 1.º Direito e Arrendamento Acessível “não reúnem condições” para obterem a aprovação das autarquias.
O Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) decidiu na terça-feira chumbar os programas 1.º Direito e Arrendamento Acessível propostos pelo Governo, e que vão ser aprovados no Conselho de Ministros desta quinta-feira. O primeiro programa tem como objetivo apoiar “o acesso a uma habitação adequada às pessoas que vivem em situações indignas”, de acordo com os documentos a que o DN/Dinheiro Vivo tiveram acesso.
No parecer que saiu da reunião de terça-feira, o Conselho Diretivo da ANMP afirma que existe uma “inaceitável insuficiência dos mecanismos de financiamento e incoerência com o aumento de responsabilidades dos municípios”. Ou seja, os municípios rejeitam assumir mais responsabilidades sem que haja um aumento do financiamento para as novas medidas.
"[Existe uma] inaceitável insuficiência dos mecanismos de financiamento e incoerência com o aumento de responsabilidades dos municípios.”
Já o Arrendamento Acessível quer “responder às necessidades habitacionais das famílias cujo rendimento não lhes permite aceder no mercado a uma habitação adequada às suas necessidades”, mostram os mesmos documentos. Este programa oferece benefícios fiscais aos senhorios que arrendem casas a preços mais acessíveis. Apesar de a ANMP reconhecer que os benefícios são “uma mais-valia”, contestam o desconhecimento de “matérias importantes”, como os limites máximos das rendas e os rendimentos das famílias elegíveis. Valores que só serão conhecidos quando a portaria for publicada.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Municípios chumbam propostas do Governo para a habitação
{{ noCommentsLabel }}