Volkswagen alia-se à Uber chinesa. O objetivo é desenvolver carros autónomos

A marca alemã vai unir-se à Didi, a Uber chinesa, numa tentativa de contornar a redução do número de carros particulares em cidades como Pequim e Xangai.

A alemã Volkswagen aliou-se à Didi Chuxing, a Uber chinesa, considerada a maior plataforma de transporte individual do mundo. Esta parceria vai ser benéfica para ambas as empresas, uma vez que vão ser trocados automóveis por carteira de clientes, escreve a Reuters (conteúdo em inglês).

O acordo, que deverá ser assinado no início de maio, adiantaram fontes próximas da operação à Reuters, vai envolver o fornecimento de cerca de 100.000 veículos por parte da Volkswagen, enquanto a Didi Chuxing vai contribuir com a atual carteira de clientes que detém. A ideia será a criação de uma sociedade e, mais tarde, talvez o desenvolvimento de veículos autónomos.

O crescente aumento deste tipo de serviço de transporte em cidades como Pequim e Xangai está a reduzir o número de carros particulares. De forma a contornar este problema para os fabricantes de automóveis, várias empresas do setor estão a tentar estas parcerias para reinventar os negócios.

Citada pela Reuters, uma fonte da Volkswagen adiantou: “Para ter sucesso como empresa automóvel neste novo ecossistema, precisamos de saber quem são os nossos clientes e qual deve ser a nossa estratégia”.

Na semana passada, a Didi Chuxing anunciou parcerias com 31 fabricantes de automóveis, entre eles a Toyota e a Renault-Nissan-Mitsubishi, numa tentativa de desenvolvimento de veículos elétricos direcionados para o mercado chinês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Volkswagen alia-se à Uber chinesa. O objetivo é desenvolver carros autónomos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião