Mau estado das vias leva CP a reduzir a velocidade dos comboios
A viagem entre Lisboa e Porto vai passar a demorar o mesmo tempo que em 1999. O problema está entre Ovar e Gaia. Viagem vai demorar mais sete a dez minutos.
As viagens de comboio na linha do Norte vão demorar mais tempo a partir de julho. Por motivos de segurança, a CP vai abrandar a velocidade dos comboios Alfa Pendular e Intercidades nas viagens entre Santa Apolónia e Campanhã, fazendo com que a viagem demore entre sete a dez minutos mais.
A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, que diz que este atraso vai passar a ser maior depois do verão, devido a obras. Na base deste abrandamento está o estado da via, especialmente entre Ovar e Gaia, que é um dos troços nacionais que está em pior estado, necessitando de intervenção urgente, segundo a própria Infraestruturas de Portugal.
A velocidade máxima que os comboios podem atingir, atualmente, nesta parte do percurso é de 140 quilómetros por hora, passando a partir de julho para 120 ou 110 quilómetros por hora. As obras a decorrer a partir do verão serão apenas de substituição, e não de modernização, o que fará com que a velocidade máxima volte a ser 140 quilómetros por hora, sem qualquer melhoria no tempo da viagem.
Entre Lisboa e Porto, um Alfa Pendular demora duas horas e 44 minutos e um Intercidades demora três horas e nove minutos. Este atraso vai fazer com que os tempos passem a ser iguais a 1999, altura em que a viagem demorava três horas e 15 minutos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mau estado das vias leva CP a reduzir a velocidade dos comboios
{{ noCommentsLabel }}