Revista de imprensa internacional
Trump avança com tarifas e Canadá já promete retaliar. Impasse governativo em Itália perto do fim. Norges Bank vai às compras em Itália. Temer usa multas para fazer baixar preços dos combustíveis.
Não foi à China, mas aos seus vizinhos mexicanos e canadianos, bem como aos parceiros europeus de longa data que os Estados Unidos decidiram impor tarifas aduaneiras. Justin Trudeau não se deixou ficar e já prometeu que o Canadá vai retaliar. Do outro lado do mundo, há finalmente um Governo italiano no horizonte. Mais ao lado, o fundo soberano da Noruega foi às compras em Espanha. De volta às Américas, o Governo de Temer está a usar multas e ameaças para fazer baixar os preços dos combustíveis. E o Goldman Sachs vê-se a braços com uma alegada maçã pobre.
Bloomberg
Liga e 5 Estrelas coligam-se. Novo Governo toma posse esta tarde
Numa reviravolta política em Itália, o Movimento 5 Estrelas e a Liga preparam-se para formar Governo. O primeiro-ministro escolhido por esta coligação deverá tomar posse ainda esta tarde. Trata-se de Giuseppe Conte, um professor de Direito de 53 anos sem qualquer histórico político. O impasse governativo italiano parece estar assim a chegar ao fim, depois do Presidente da República ter vetado a primeira escolha destes partidos para a liderança do Executivo e de estas forças políticas se terem oposto fortemente ao nome escolhido por Mattarella. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso pago / conteúdo em inglês).
The New York Times
Vice-presidente do Goldman Sachs detido por uso abusivo de informação privilegiada
O vice-presidente do Goldman Sachs acaba de ser detido por alegadamente ter usado de forma abusiva informação privilegiada. De acordo com a acusação, Woojae Jung terá conseguido ilicitamente 130 mil dólares (cerca de 111 mil euros), nos últimos três anos. Entretanto, o banco já reagiu: “Conhecemos a situação de Jung e estamos a cooperar com as autoridades, nesta matéria”. Leia a notícia completa no The New York Times (acesso condicionado / conteúdo em inglês).
Valor Económico
Governo brasileiro ameaça multar gasolineiras que não queiram baixar preços
Caso os postos de gasolina brasileiros não desçam as tarifas dos combustíveis, o Governo de Temer está pronto para reagir. O Executivo tem prevista a aplicação de multas de até 9,4 milhões de reais (cerca de 2,3 milhões de euros) e a suspensão ou interdição da atividade das gasolineiras “desobedientes”. Os responsáveis esperam, assim, garantir que até sexta-feira os preços dos combustíveis baixem. Leia a notícia completa no Valor Económico (acesso livre).
Cinco Dias
Fundo soberano norueguês vai às compras em Espanha
O fundo soberano da Noruega aproveitou a instabilidade política dos últimos tempos para ir às compras em Espanha. O Norges Bank comprou ações do Bankia e do Sabadell, subindo a sua participação para cerca de 3% em cada uma dessas instituições. Também o fundo norte-americano Artesian aproveitou a onda, tendo dilatado a sua participação no Bankia para 3,07%. Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre / conteúdo em espanhol).
CNN Money
Trump impõe tarifas. Canadá promete retaliar
Donald Trump decidiu impor tarifas aduaneiras ao México, à União Europeia e ao Canadá. Justin Trudeau não se deixou ficar e já prometeu retaliar. O primeiro-ministro canadiano considerou a decisão da Casa Branca uma “afronta” e adiantou que vai aplicar tarifas aos bens norte-americanos no valor de 16,6 mil milhões de dólares (14,2 mil milhões de euros). Pela Europa, Angela Merkel também criticou a medida de Trump. A chanceler diz que as tarifas são ilegais e ameaçam desencadear uma “espiral que pode afetar todos os envolvidos”. Leia a notícia completa na CNN Money (acesso livre / conteúdo em inglês).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Revista de imprensa internacional
{{ noCommentsLabel }}