Audições dos CMEC já têm data. Comissão vai seguir “fita do tempo”, começando em 2004

  • Lusa
  • 14 Junho 2018

A primeira audição da comissão de inquérito ficou agendada para dia 27, tendo ficado decidido que os depoimentos serão feitos na "fita do tempo", começando em 2004.

A primeira audição da comissão de inquérito às rendas da energia foi agendada para dia 27, começando pelos especialistas, tendo ficado decidido que os seguintes depoimentos serão feitos na “fita do tempo”, começando em 2004.

No final de uma reunião de coordenadores da comissão parlamentar de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores elétricos, que decorreu à porta fechada, a deputada do PSD, Maria das Mercês Borges, que preside à comissão, explicou que foi consensualizado que serão primeiro ouvidos cinco especialistas.

A primeira audição será em 27 de junho, com o professor Pedro Miguel Sampaio Nunes. “Depois serão feitas as audições, de uma forma geral, por ordem cronológica. O andamento dos trabalhos será feito na fita do tempo. Começa em 2004 e será a partir daí”, explicou a presidente da comissão.

Na lista dos especialistas estão ainda João Peças, Mira Amaral, Clemente Nunes e David Newbery. “Estes são os nomes que estão consensualizados, vamos continuar os nossos trabalhos”, acrescentou.

Maria das Mercês Borges adiantou que a comissão de inquérito vai “tentar preencher o mais possível todas as disponibilidades” que tem até ao final da presente sessão legislativa, admitindo que se conseguisse fazer 20 audições neste período “seria um bom número”.

A comissão de inquérito já tinha reunido, antes do plenário, tendo aprovado, por unanimidade, todos os requerimentos dos partidos para audições, chamando assim 100 personalidades, entre as quais todos os primeiros-ministros entre 2004 e 2018, incluindo António Costa. “Acabámos de aprovar, por unanimidade, a audição de 100 individualidades e mais 17 entidades. Destas entidades há seis cujos nomes dos presidentes constam das 100 individualidades”, disse, então, a presidente da comissão parlamentar de inquérito.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Audições dos CMEC já têm data. Comissão vai seguir “fita do tempo”, começando em 2004

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião