CR7 foi muito caro? Vai dar mais à Juventus do que os 100 milhões de euros que custou, diz especialista

Ronaldo é o "futebolista mais valioso do mundo", diz o diretor do IPAM. Por isso, entre fãs e patrocinadores, o futebolista vai fazer valer e multiplicar cada um dos milhões investidos pela Juventus.

A italiana Juventus pagou 100 milhões de euros ao espanhol Real Madrid pelo internacional português Cristiano Ronaldo. Um valor que surpreendeu alguns, irritou outros e deixou o especialista em marketing desportivo Daniel Sá certo de que a equipa de Turim tem um “plano de negócio” preparado para “fazer valer” cada euro investido. Afinal de contas, diz o diretor executivo do IPAM (Instituto Português da Administração de Marketing), o capitão da seleção lusitana “é o futebolista mais valioso e mediático do mundo”.

“Cristiano Ronaldo tem um nível de visibilidade como nunca houve no futebol“, conta o especialista, em declarações ao ECO, salientando a forte presença do jogador não só nos media tradicionais, mas também nas redes sociais e nas plataformas digitais. Só no Instagram, por exemplo, o madeirense tem 135 milhões de seguidores.

Por isso, Daniel Sá acredita que a sua transferência para a Juve trará ao clube “mais fãs e mais patrocinadores”, o que acabará por superar a aposta de 100 milhões de euros. Isto porque o “mundo do futebol é global” e não são apenas os italianos a estar de olho no clube em causa. Aliás, com a transferência de Ronaldo, a tendência é serem cada vez mais as nacionalidades desses fãs, assegura o especialista.

Prova disso foi o disparo registado nas vendas da camisola número 7 da Juventus, ainda antes de o jogador aterrar em Itália. Segundo a Yahoo Itália, as vendas já atingiram os 54 milhões de euros, ou seja, mais de metade do valor do passe do internacional português.

CR7 tem uma personalidade que atrai muito os patrocinadores, porque é uma máquina de vencer.

Daniel Sá

Diretor do IPAM

“[CR7] tem uma personalidade que atrai muito os patrocinadores, porque é uma máquina de vencer”, acrescenta ainda o diretor do IPAM, comparando-o com Neymar, cuja insistência, por exemplo, em permanecer deitado no relvado durante o Mundial poderá desincentivar esse tipo de investimento, adianta.

Nesse sentido, Daniel Sá sublinha também que numa contratação deste calibre nunca está em causa somente o valor desportivo, daí a relevância do trabalho publicitário de Cristiano Ronaldo. Atualmente, o futebolista tem contratos deste género com mais de 50 marcas nos mais variados setores, do desporto à viagem.

Esta visibilidade de CR7 tem especial peso no contrato com o clube italiano referido face ao momento vivido por essa equipa, isto é, uma etapa de rejuvenescimento. “A Juventus é um clube de 120 anos, que tem entrado em rejuvenescimento. Reformou toda a sua estratégia nas redes sociais, mudou o seu emblema, tem uma série no Netflix”, reforça o marketeer. Daí que Daniel Sá considere mesmo que a equipa de Turim é o clube europeu que está mais bem preparado para enfrentar o constante desafio de se reinventar na era digital e de gerar novas receitas.

A aquisição de Ronaldo é mais uma contribuição para o sucesso desse facelift? “Indiscutivelmente”, conclui Daniel Sá, prevendo que os quatro anos que se adivinham serão repletos de vantagens para o clube e para o jogador.

Cristiano Ronaldo foi apresentado esta segunda-feira como jogador da Juventus para as próximas quatro temporadas. Recorde-se que o clube pagou 100 milhões de euros ao Real Madrid pelo jogador, que deve arrecadar 31 milhões de euros líquidos por temporada. O futebolista deixou a equipa espanhola nove anos depois de lá ter entrado. Sai tendo conquistado 16 troféus e o título de melhor marcador da história do clube espanhol, com 451 golos em 438 jogos.

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